ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é e como funciona o CAPES?

O órgão visa o avanço científico, tecnológico e de inovação do país

às 16h26
Fachada do edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) | Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Fachada do edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) | Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Compartilhe:

A CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela promoção da expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu, ou seja, dos programas de mestrado e doutorado no Brasil. 

Criada no início dos anos 1950, essa instituição, desde 2007, também atua na formação de professores da educação básica. De acordo com Mário Gouveia, Coordenador de Pesquisa e Extensão da Unit-PE, esse órgão contribui significativamente para o avanço da ciência, da tecnologia e da inovação no país. 

“Essa contribuição se pauta na avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu, objetivando um padrão de excelência acadêmica; na promoção do acesso à produção científica; em investimentos em bolsas para a formação de pessoal em alto nível, seja no Brasil, seja no exterior, e no apoio financeiro para a realização de pesquisas, por meio de editais e programas específicos; na promoção da cooperação científica internacional por meio de parcerias e programas de intercâmbio com instituições estrangeiras; e na indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância, visando a melhoria da qualidade do ensino”, explica.

Aqui, na Unit-PE, a estimativa é que, em breve, deverão ser ofertados cursos de mestrado e doutorado, assim como já ocorre na sede Unit, em Sergipe. “À medida que se formarem os primeiros programas de pós-graduação stricto sensu em nosso campus Imbiribeira, estreitaremos relações com a CAPES, buscando participar dos editais de bolsas, dos financiamentos de estudos e pesquisas e das possibilidades de intercâmbio interinstitucional”, finaliza Mário. 

Compartilhe: