As nossas unhas são formadas, principalmente, por uma proteína chamada queratina e têm a função principal de proteger as extremidades dos dedos das mãos e dos pés, além de auxiliarem em determinados movimentos, como pegar objetos pequenos. Quando as unhas se tornam frágeis e quebram com facilidade, precisamos entender as causas que, quando relacionadas com o uso de produtos de limpeza ou ao hábito de roê-las, não levantam tanta preocupação. Mas e quando o enfraquecimento das unhas reflete problemas de saúde, o que pode estar acontecendo?
Uma das causas pode ser a anemia. A quantidade de hemoglobina diminui, por ela ser responsável pelo transporte de oxigênio, os níveis dele nas células caem, então, o corpo começa a dar sinais de enfraquecimento como por exemplo, fragilidade nas unhas e cansaço extremo. Outro sinal de alerta para as unhas frágeis são os problemas relacionados à tireoide, como o hipotireoidismo, nesse caso, o metabolismo lento diminui o transporte de nutrientes para o corpo.
Infecções e bactérias nas unhas, como a micose, também podem estar relacionados ao seu enfraquecimento e mudanças na sua cor e aspecto, podendo ficar amareladas e descamando. O mais indicado a se fazer é consultar um dermatologista a qualquer sinal de alteração nas unhas, para um melhor diagnóstico e tratamento.