ESTUDE NA UNIT
MENU

Modelo de aprendizagem da Unit-PE é tema de bate-papo

Mário Gouveia, da COPEX, participa de conversa sobre metodologias ativas

às 15h12
Mário Gouveia, gestor da COPEX
Mário Gouveia, gestor da COPEX
Compartilhe:

A metodologia de ensino utilizada pelo Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — será tema de um podcast, que será veiculado no canal do YouTube do EDUCAPE TV, no programa “Bate-Papo com o Gestor”. A conversa vai ter a participação de Mário Gouveia, gestor da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) da Unit-PE, além de Marcos Wandir, que é Diretor de Relações Corporativas e Institucionais da Universidade Tiradentes (Unit-SE). O bate-papo vai ser gravado no dia 19 de novembro, na Escola Técnica Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (ETEPAC), no bairro de Santo Amaro.

O podcast será mediado por Arnaldo Júnior, diretor da ETEPAC, e por Raphael Silva, coordenador do curso técnico de Administração da Escola Técnica e egresso da Unit-PE. Após a gravação, o programa será transmitido conforme programação do canal EDUCAPE TV. Durante a conversa, os participantes vão tratar sobre o método INOVA, que beneficia alunos de seis cursos da Unit-PE, além do modelo de aprendizagem “Mão na Massa”. Também conhecido como “Hands On”, esse modelo é utilizado pela COPEX para promover experiências práticas que preparam os alunos para o mercado. Também será discutido o uso da educação à distância (EAD).

INOVA

O método INOVA, criado a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), coloca os alunos no protagonismo do processo de aprendizagem, através da resolução de problemas práticos. Segundo Mário Gouveia, esse modelo, usado pelo Grupo Tiradentes, é eficaz para a formação dos estudantes. “Ele se pauta na formação de grupos, no trabalho em equipe, no desenvolvimento de soft skills, que vão ajudar esse estudante a desenvolver o senso de empatia, a identificar problemas, dores, demandas reais da sociedade e buscar, em conjunto com seus colegas e orientado por seus professores, soluções reais para esses problemas, também reais, a partir do desenvolvimento de projetos”, explica. Na Unit-PE, fazem parte desse projeto os cursos de Psicologia, Estética e Cosmética, Enfermagem, Direito, Administração e Nutrição. 

Mão na Massa

O coordenador também destaca que o modelo “Mão na Massa” confere aos estudantes a formação de conhecimentos sólidos e preparo para o mercado de trabalho. “As conexões que podem ser feitas a partir da resolução dos problemas reais se conectam diretamente com a ideia e com a missão que a COPEX tem. Sobretudo na perspectiva da extensão, quando nós buscamos a todo tempo enriquecer o currículo do estudante a partir de experiências extracurriculares que colocam esse estudante em contato com a sociedade, em contato com comunidades que demandam a sua intervenção por meio de projetos e da prática do que se aprende em sala de aula”, complementa.

Compartilhe: