ESTUDE NA UNIT
MENU

Medicina regenerativa: o que é?

Desde 1997, essa parte da medicina começou a ser pesquisada e desenvolvida

às 12h59
Compartilhe:

desenvolvendo novas técnicas conforme os avanços tecnológicos. E, na medicina, uma área bastante ampla tanto nas áreas de atuação quanto nos estudos e pesquisas, isso não seria diferente. Você já ouviu falar em medicina regenerativa?

Desde 1997, essa parte da medicina começou a ser pesquisada e desenvolvida por um grupo de cientistas. Através da integração do plasma rico em plaquetas (PRP) na cola de fibrina, no ano seguinte, foi possível descobrir que ele era capaz de regenerar ossos da mandíbula, além da descoberta da reparação de tecidos e células por meio da medula óssea.

A medicina regenerativa é a área responsável por estudar maneiras possíveis de recuperar e regenerar órgãos, células, tecidos e outras partes do corpo que foram danificadas por causa de doenças ou traumas. Por meio das células-tronco  com potencial de diferenciação multipotente e produtos biológicos, como o plasma rico em plaquetas, é possível induzir que células-tronco se movam para o tecido vegetal e estimular sua proliferação.

As técnicas utilizadas variam entre órgãos artificiais, terapias celulares, engenharia de tecidos e outras, assim, possibilitando uma melhor qualidade de vida aos pacientes. A área ainda está em desenvolvimento, mas vem avançando ao longo dos anos e promete melhorias na área da saúde.

Compartilhe: