O câncer de colo de útero é o terceiro mais incidente em mulheres. Os números são alarmantes: de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para 2023, são estimados mais de 17 mil novos casos. Além disso, este tipo de câncer é a quarta maior causa de mortes (por câncer) entre mulheres.
Entender o que é o câncer de colo de útero, como prevenir e como identificá-lo, se torna essencial para a diminuição destes números. O mês de março carrega a cor lilás justamente em referência a este câncer, tendo como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e combate.
Causado pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), o câncer de colo de útero pode ser prevenido através da vacinação, – disponível no SUS para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14, pessoas com HIV e pessoas transplantadas entre 9 e 26 anos – uso de preservativos nas relações sexuais e exames de colposcopia e citologia oncótica, conhecido popularmente como Papanicolau – neles, é possível identificar alterações e lesões pré-cancerígenas.