Nas redes sociais é possível encontrar todo tipo de conteúdo, diversas plataformas oferecem vídeos, fotos e textos, mas só uma delas oferece tudo isso e oportunidades de emprego: o Linkedin. Conhecido popularmente como a rede social profissional, de negócios e marketing. A finalidade do Linkedin é basicamente unir quem oferta oportunidades de emprego a quem procura por ela.
A comunidade possui diversas funções, a principal delas é a formatação do currículo profissional, o interface do perfil permite que o usuário organize suas formações, experiências profissionais, habilidades e competências, assim criando uma espécie de vitrine. Diferente do Facebook que se solicita amizade, ou do Instagram que as relações ocorrem pelo “seguir”, a proposta do Linkedin é ser o elo dos interesses profissionais e essa rede de networking se dá através do botão “conectar”.
Explorar as relações profissionais é uma das formas de ficar ligado às oportunidades, assim, é essencial que o usuário crie conexões com pessoas da sua área de interesse, tenha uma boa foto de perfil, interaja com as publicações de pessoas conectadas e parabenize os crescimentos profissionais dos amigos.
Entre as principais dicas para uso do Linkedin, estão:
- Usar uma foto de perfil profissional, sem acessórios como óculos, boné e trajes de lazer, sem edições e poses pouco usuais;
- Inclua apenas informações verdadeiras;
- Comunique-se como se estivesse falando com um chefe ou colega de trabalho em potencial, deixe a linguagem do dia a dia de lado; porque em todas as relações existem oportunidades;
- Compartilhe conteúdos úteis. A rede social, bem como as demais possui um feed onde determinada rede de conexões visualizam os compartilhamentos. Pelo feed devem ser compartilhados, êxitos profissionais, projetos e títulos;
O Linkedin nasceu no ano de 2002 e hoje é a maior rede social profissional em atividade no mundo, apenas no Brasil possui cerca de 40 milhões de usuários cadastrados, no mundo esse dado se aproxima de 800 milhões.