No dia 16 de agosto, será realizada uma roda de conversa, como parte do “Descubra, explore e transforme: Mês da Psicologia na Unit – Compromisso Social em Ação!”. O evento é promovido pelo curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — em comemoração à conquista da nota máxima do curso, de acordo com o MEC, e também ao mês do psicólogo. O debate, que terá Bioenergética como tema, vai acontecer das 17h30 às 19h e será conduzido pelo neuropsicólogo João Vidal.
O que é Bioenergética?
A Bioenergética é um tipo de psicoterapia corporal, ou seja, utiliza de exercícios físicos e de respiração, com foco no corpo, para o tratamento de questões mentais. João Vidal explica que a Psicologia Corporal vê o corpo e a mente de maneira interligada. ”Ela se baseia na premissa de que nossas experiências emocionais, traumas e bloqueios energéticos são armazenados no corpo, e que o trabalho terapêutico deve envolver tanto o corpo quanto a mente para ser verdadeiramente eficaz”, detalha.
Ao contrário do que muitos pensam, os problemas de saúde mental também apresentam sintomas físicos, afetando a saúde do corpo. A ansiedade, por exemplo, pode trazer insônia, o que prejudica o bom funcionamento do corpo. Já a depressão pode causar perda de apetite, levando o paciente a uma má alimentação. “O estado emocional tem uma influência significativa sobre o corpo. Quando passamos por experiências emocionais intensas, como estresse, ansiedade ou raiva, nosso corpo responde de várias maneiras, como o aumento da tensão muscular, alterações na respiração, e até mesmo mudanças nos padrões de postura e movimento”, acrescenta João.
Roda de conversa
O neuropsicólogo defende que compreender a ligação entre corpo e mente é fundamental para melhorar tanto a saúde física quanto a mental, e é isso que será discutido na roda de conversa. “Discutiremos a possibilidade do corpo e algumas técnicas e abordagens da Psicologia Corporal, com um foco especial em como essas práticas podem ser utilizadas como intervenções psicoterapêuticas em contextos clínicos. Além disso, abordaremos a relação entre o corpo e as emoções, explorando como nossas experiências emocionais se manifestam fisicamente e influenciam nosso bem-estar geral”, pontua.