O projeto Portas Abertas é uma atividade de extensão desenvolvida pela Liga Acadêmica de Psicologia (LAPSI) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. A iniciativa tem a proposta de ajudar jovens do bairro de Coqueiral, na Zona Oeste do Recife, a se destacarem no mercado de trabalho. O projeto foi pensado por Isla Medeiros, estudante do 7º período de Psicologia e diretora de extensão da Liga, observando essa necessidade na juventude.
Origem
O projeto de extensão, que surgiu no final de 2023, traz a propagação de orientações sobre o mercado de trabalho para jovens entre 18 e 25 anos de idade. “O Portas Abertas nasceu de uma necessidade vista da falta de informação que os jovens têm no mercado de trabalho ou de informações do antes, como entrevista, processo seletivo, como funciona, como se comportar. Ele nasceu do olhar empático para esses jovens marginalizados, que, assim como eu, não tiveram oportunidades de cara e tiveram que correr atrás das informações”, detalha Isla.
Com essa visão, e aproveitando a oportunidade da disciplina de Psicologia Organizacional, a jovem decidiu escrever o projeto, já visando o edital interno da Unit-PE. “Com essa sensibilidade de visão e de entendimento do ambiente organizacional, e tendo experiências também no mercado de trabalho com a Psicologia Organizacional, escrevi e submeti, com objetivos bem claros e bem objetivos. Acreditava que nem ia ser aprovado, sendo bem sincera, mas chamei pessoas que eu acreditava que seriam voluntários presentes e compromissados”, relata. Os estudantes também tiveram ajuda do orientador, Prof. André França.
Atividades
O Portas Abertas se encerrou no primeiro semestre de 2024, mas, durante a sua atuação, teve ajuda do Instituto Solidare, para conseguir atuar junto à população de Coqueiral. Dentre as ações que o Portas Abertas desenvolveu, estavam treinamentos de LinkedIn, como montar um currículo, como se portar durante entrevista de emprego, e outros cursos gratuitos. “Atuamos com uma população mais feminina do que masculina, e grande parte das mulheres são mães solo. E o Instituto Solidare fez uma ponte muito linda, para a gente conseguir alcançar essas pessoas. O Instituto tem mais de 16 anos de existência em Coqueiral e cuida de jovens, adolescentes e crianças com vários projetos”, conta Isla.
Repercussão
Com a importância do Portas Abertas, o grupo foi selecionado para apresentar o projeto no XX Congresso Internacional de Inovação na Educação. “Apresentamos o trabalho com bastante elogios. Nada de indagação, pelo contrário, muito reforço”, Isla diz. Para o próximo semestre, a LAPSI está pensando em um novo projeto. “Não sabemos se ainda continuaremos no mesmo segmento de psicologia organizacional, mas que talvez permaneçamos na mesma comunidade. E a experiência com o projeto Portas Abertas é muito significativo, humaniza o processo da formação, e é necessária essa humanização”, avalia.