ESTUDE NA UNIT
MENU

Junho é o mês da imprensa

Atividade tem papel essencial de manter a população informada, além de ajudar na formação de opiniões e difusão de conteúdos.

às 17h59
Foto: Envato Elements
Foto: Envato Elements
Compartilhe:

Conheça o papel do jornalista e sua importância para a democracia

Por conta do Dia da Imprensa no Brasil, comemorado em 1° de junho, este mês é dedicado a essa atividade que tem um papel essencial na sociedade. A partir da transmissão de informações e notícias, é ela quem mantém a população informada, além de ajudar na formação de opiniões e difusão de conteúdo.

A imprensa, seja em canais de televisão, rádio, meios digitais ou impressos, é composta, em sua maioria, por jornalistas, que podem exercer funções como redatores, editores, repórteres, comentaristas, assessores de imprensa, produtores, cinegrafistas e fotógrafos. Esses profissionais buscam assuntos, temas, fontes e personagens para fornecer, diariamente, informação e esclarecimento para toda a sociedade.  

A partir de reuniões de pauta, observações e monitoramento de acontecimentos, os profissionais buscam dados e fatos e os transformam em notícias que chegam às pessoas via diversos canais de comunicação. 

Democracia

A liberdade de imprensa é um dos pilares da democracia. Portando, é a garantia de um direito fundamental do cidadão de acesso à informação e a opiniões e denúncias que contribuem para a formação de pontos de vista e tomada de decisão. Busque sempre canais de credibilidade comprovada, confira a veracidade dos veículos de comunicação e evite boatos e notícias falsas.

Compartilhe: