ESTUDE NA UNIT
MENU

Joana Lima: dos livros às páginas virtuais

Joana iniciou sua trajetória pela biblioteca de Ciência da Saúde

às 19h31
Compartilhe:

As bibliotecas são grandes fomentadoras de conhecimento, leitura e cultura. São espaços essenciais dentro de um centro acadêmico. Nas unidades de Pernambuco do Grupo Tiradentes – Centro Universitário Tiradentes (UNIT-PE) e Faculdade Tiradentes (FITS), a gestão dos locais está sob a responsabilidade da bibliotecária Joana Lima.

Na casa há quase 7 anos, Joana tem acompanhado mudanças importantes na área, como a digitalização de materiais. Um grande desafio aconteceu durante a pandemia do coronavirus, quando Joana, junto com a equipe de biblioteconomia da universidade e da faculdade, precisou potencializar os serviços já prestados no ambiente virtual e oferecer workshops e capacitações para facilitar o acesso de professores e alunos às bases de dados virtuais. “Foi aí que criamos o projeto “biblioaula”, em que entramos na sala de aula, levando informações para os alunos, direcionando-os para a disciplina ou para o curso em si”, revelou.

Joana conta que são muitos os desafios diários, já que ela é gestora das bibliotecas de todas as unidades da Unit e Fits em Pernambuco, mas que eles só aceleram o crescimento profissional. “Os desafios são muito bons para mim, são uma forma de me reajustar e de pensar coisas novas para implantar nas bibliotecas, já que cada uma tem sua particularidade”, declarou. Um momento marcante para ela, dentro da Instituição, foi a primeira semana de pesquisa e extensão, que aconteceu em 2015. “Graças à participação no evento, fiz amizades e espaço para presença em outros encontros, colóquios e mesas redondas”, lembra Joana que iniciou o trabalho na Instituição pela biblioteca de Ciências da Saúde, a maior da FACIPE, na época.

Para o futuro, Joana diz que busca atender às expectativas e contribuir cada vez mais para a instituição. “Tive muitas oportunidades de crescer no trabalho com o Grupo Tiradentes e graças ao Sistema Integrado de Bibliotecas, que oportunizou tudo. Hoje, estamos vivenciando muitas mudanças e vendo a instituição crescer. Tenho procurado atender às expectativas e buscado contribuir para que a gente alcance ainda mais sucesso. Colaborando com ideias e para que projetos que temos na gaveta comecem a ser postos em prática”, comemorou. 

Compartilhe: