ESTUDE NA UNIT
MENU

IV Semana de Pesquisa e Extensão – SEMPEx

Com o tema “A prática interdisciplinar alimentando à ciência”, o evento está sendo realizado na nova Unidade Nossa Sra. do Carmo, no bairro da Boa Vista

às 13h41
Um dos eventos mais aguardados pelos estudantes da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT, com uma programação que reúne palestras, oficinas e conhecimento científico
Compartilhe:

Um dos eventos mais aguardados pelos estudantes da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT, com uma programação que reúne palestras, oficinas e conhecimento científico.

Assim é a Semana de Pesquisa e Extensão – SEMPEx, que chega à sua quarta edição, com o tema “A prática interdisciplinar alimentando à ciência”, sendo realizada neste ano, na nova Unidade Nossa Sra. do Carmo, no bairro da Boa Vista.

Na abertura oficial do evento, ocorrida na noite desta terça (18), os alunos foram surpreendidos com uma apresentação do Maracatu Várzea do Capibaribe, que adentrou o auditório do campus entoando seus vibrantes tambores, numa exaltação à cultura pernambucana.

Iniciando o momento solene da noite, o diretor-geral, da UNIT, professor Gilton Kennedy, proferiu um discurso sobre os valores que todo profissional que vai chegar ao mercado deve possuir.

“Temos aqui uma oportunidade ímpar de construir pessoas que farão parte de uma sociedade que pede mudanças imediatas, de pensamento, de atitude e acima de tudo, de conduta. Não adianta que jovens entrem no mercado de trabalho para repetir os erros que já ocorrem hoje, como à corrupção de valores, pessoas e o desrespeito às crenças e culturas”, salientou Gilton Kennedy.

Em seguida, a coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação – NUFA, professora Evelyne Solidônio, destacou a participação dos alunos na realização do evento, bem como, aqueles que contribuem com os projetos de extensão desenvolvidos na instituição.

“Sem dúvidas, este evento não teria seu principal motivo de acontecer, se não tivéssemos estudantes interessados em produzir mudanças no contexto social atual em que vivemos. É esta motivação que nos faz, como professores, ter a certeza que plantamos uma semente que vai gerar inúmeros frutos”, ressaltou.

O ponto alto da noite ficou a cargo da premiada jornalista Fabiana Moraes, que proferiu a palestra “Sociedade, Cidadania e Inclusão Social – Reflexões sobre ciência e mídia”.

Durante cerca de uma hora, a conferencista analisou o papel dos veículos de imprensa na construção e desconstrução de arquétipos da sociedade, e a perca do principal papel da mídia: o de provocar.

“São inúmeras questões que envolvem o papel da mídia no Brasil, desde seu papel primordial, de informar, até sua nova face, a de produção de conteúdos imediatistas e descartáveis. E ficamos nós, o público-alvo, sendo bombardeados o tempo todo com fatos que mostram a realidade crua, como também, como forma de fantasiar e tornar excludente o acesso à informação”, analisou Fabiana Moraes.

Acompanhe a programação completa da IV SEMPEx, acessando http://eventos.pe.unit.br/sempex/

 

 

 

Compartilhe: