A interatividade entre consumidores e suas marcas preferidas vem crescendo nos últimos anos e é nas redes sociais que eles encontram o ambiente ideal para estreitar esse relacionamento. Quando a experiência é positiva, automaticamente a marca é recomendada, gerando assim, um ciclo exitoso para as empresas.
Esse movimento foi identificado em uma pesquisa realizada pela Internet Advertising Bureau (IAB), que mostrou que 90% dos consumidores recomendam uma marca depois de interagir com elas por meio das mídias sociais. O levantamento apontou ainda que essa interação nas mídias sociais pode incentivar o engajamento dos consumidores, bem como fidelizar os clientes às marcas. O estudo coletou mais de 4.500 respostas nas páginas das redes sociais de marcas como Heinz, Twinings e Kettle durante dois meses.
“Na disciplina Comportamento do Consumidor, ensino aos alunos de Comunicação sobre a mentalidade do século, que é voltada para as pessoas. Vivemos na era das pessoas, da diversidade e empatia, entender as causas e movimentos sociais é importante na hora de comunicar e vender. Já não somos mais consumidores passivos, somos co-criadores dos discursos publicitários e ativos na forma de levar mensagens ao mundo”, destaca a professora Valná Dantas, docente dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).
A pesquisa também mostrou que as empresas não devem ter medo de expor seus produtos nas redes sociais, afinal esses meios de comunicação têm o poder de transformar clientes em verdadeiros fãs da marca.
Asscom | Grupo Tiradentes