Um grupo de oito estudantes e dois professores do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — participou de uma missão do Projeto Rondon. Os discentes, que são dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Enfermagem, Odontologia e Psicologia, e os docentes integraram a Operação Velho Chico, na cidade de Terra Nova, no sertão pernambucano. A Unit-PE foi a única instituição de ensino superior de Pernambuco selecionada para esta missão.
Huilton Chaves, professor de ADS e coordenador da missão, conta que foi escolhido para essa função por Mário Gouveia, coordenador de Pesquisa e Extensão da Unit-PE. O objetivo inicial da missão era promover conhecimentos para a população local nas áreas de saúde, educação, direitos humanos, justiça e cultura. “Entretanto, foi muito além, o intercâmbio cultural foi uma espécie de acréscimo que não esperávamos que seria tão expressivo”, considera Huilton.
Expansão de conhecimentos
A missão funcionou como uma atividade extensionista para os alunos, por se tratar de uma expansão dos conhecimentos de sala de aula para a prática de demandas sociais. De acordo com o professor Huilton Chaves, essa experiência foi de grande importância para os discentes. “Entender como transmitir o que é estudado e debatido em sala de aula para trazermos benefícios à população, através do voluntarismo, exercitando a cidadania plena e fazendo a diferença para um público que carece de agentes dessas e outras áreas especializadas”, comenta.
Atividades
O coordenador da missão também relata que foram realizadas diversas oficinas, de várias áreas, com a população local. “Os detalhes iam desde letramento digital para idosos, a fim de capacitar cuidadores, assistentes sociais, tutores e os próprios idosos para acolhê-los nessa nova cultura do uso de ferramentas virtuais. Também a formação de novos agentes para o tratamento preventivo da saúde bucal na oficina ‘Nutrindo Sorrisos’. Além de capacitar o povo terranovense em salvar vidas, através da oficina de Primeiros Socorros, bastante requisitado pela população”, pontua. Segundo Huilton, várias outras atividades foram realizadas, como uma oficina de dança e uma feira de saúde.
“O sentimento é de que o Projeto Rondon é uma força motriz a qual, a cada dia, nos faz pensar em vencer qualquer obstáculo (cansaço às intempéries do tempo, geografia, diferenças interpessoais e distância do conforto de nossos lares) para trazer a chave principal para o progresso de qualquer país, o conhecimento”, avalia Huilton.
Sobre o Projeto Rondon
O Projeto Rondon é uma ação interministerial, de coordenação do Ministério da Defesa, que tem o objetivo de impulsionar a cidadania nos estudantes de Ensino Superior e empregar soluções sustentáveis para a inclusão social e para a redução de desigualdades regionais, visando ao fortalecimento da Soberania Nacional. A Operação Velho Chico, que fez parte do Projeto Rondon, reuniu diversas instituições de ensino superior do Brasil, que atuaram no sertão pernambucano.