Na última quarta-feira (09), o Ministério da Educação (MEC) antecipou em dois dias, sem aviso prévio, a divulgação das notas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. O resultado já encontra-se disponível na página do participante.
Após o anúncio de antecipação pelo próprio ministro da educação, Milton Ribeiro, os candidatos passaram a aguardar com ansiedade os resultados que seriam liberados pontualmente às 19h. Mas as notas não apareceram. Após horas de espera, o MEC divulgou nota informando dificuldades na atualização dos dados do site e só por volta das 23 horas o acesso foi liberado.
Através das redes sociais, o ministro da educação, Milton Ribeiro, agradeceu a competência do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) pela celeridade no cumprimento dos prazos estabelecidos no cronograma do certame. No entanto, a celeridade é questionada porque a divulgação do resultado normalmente ocorria no início do mês de janeiro.
Como podem ser usadas as notas do Enem:
As notas na maioria das vezes são usadas para ingresso nas universidades federais através do Sisu. Mas os candidatos também têm a oportunidade de ingressar no ensino superior através do ProUni (Programa Universidade para Todos), onde são ofertadas bolsas de até 100% em universidades privadas de todo o país. Além do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que oferta financiamento do curso a ser pago após a conclusão do curso.
Neste ano, o Centro Universitário Tiradentes (Unit PE), oferecerá bolsas de até 100% através do Prouni, basta não ter zerado a redação e atingir a pontuação mínima de 300 pontos totais. As inscrições do programa estarão abertas entre os dias 22 e 25 de fevereiro.