Ferritina é a proteína produzida pelo fígado responsável pelo armazenamento do ferro no organismo. Ela é a substância que forma a hemoglobina e as hemácias.
Para detectar a ferritina no organismo, é preciso realizar um exame de sangue, que irá avaliar a quantidade de ferro, se está alta ou baixa e as possíveis implicações para o paciente. É através dele que se diagnostica inflamações, infecções e doenças, como a anemia ferropriva.
Quando a ferritina está baixa é porque existe a deficiência de ferro, e a existência de doenças como a anemia ferropriva e hipotireoidismo. Ela pode causar palidez, cansaço, fadiga, apatia, palpitações e taquicardia. É preciso uma dieta rica em ferro, assim como medicações para o repor no organismo.
Já quando a ferritina está alta significa que tem acúmulo de ferro no organismo, mas também pode ser sinais de doenças, como a covid-19, leucemia e infecções. Seus sintomas são falta de ar, dor abdominal e cansaço.
O valor normal da ferritina em pessoas saudáveis é de 23 a 336 ng/mL em homens e de 11 a 306 ng/mL em mulheres, podendo variar de acordo com o laboratório. Porém, mulheres grávidas podem apresentar ferritina baixa, por conta da quantidade de sangue e passagem de ferro da placenta para o bebê.
O médico pode passar o exame de ferritina para avaliar os valores de ferro no organismo e também ver a saúde do fígado, já que a proteína é produzida por este órgão.