ESTUDE NA UNIT
MENU

Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) realiza palestra sobre Novembro Azul

O câncer de próstata e os mitos do cuidado com a saúde masculina serão abordados no evento

às 14h52
Compartilhe:

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registrou 16.300 mortes por câncer de próstata em 2021, sendo o tipo de tumor que mais mata homens no país. Devido à alta mortalidade, a campanha do Novembro Azul chama a atenção para os cuidados com a saúde masculina, a fim de aumentar as chances de cura da doença. Também pensando nisso, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — está preparando o evento “Novembro Azul: autocuidado sem preconceito”, que acontece no auditório da instituição, no dia 27 de novembro, às 19h.

Programação

O evento terá início com uma fala de abertura e, em seguida, às 19h20, haverá uma palestra, conduzida por Túlio Paulo e David Saches. Túlio é enfermeiro, Especialista em Saúde da Família e Mestre em Políticas Públicas. Já David é psicólogo clínico, interessado em psicanálise e pesquisador na área de gênero e sexualidade. Durante a conversa, os dois profissionais vão desmistificar o autocuidado masculino, esclarecendo mitos e verdades sobre a prevenção e o cuidado com a saúde do homem. Depois, às 21h, haverá um debate e um sorteio de brindes. O evento é aberto ao público, e as inscrições podem ser feitas através deste link.

Objetivos

Com organização da Profª. Drª. Ana Paulo Noriko, coordenadora do curso de Psicologia da Unit-PE, e da Profª Clarice Spencer, docente do curso, o evento tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância de cuidarem da própria saúde. A discussão desse assunto é importante por causa da grande negligência dos homens com o autocuidado. Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), apenas 32% (quase um terço) dos homens com 40 anos ou mais se consideram muito preocupados com a própria saúde. O levantamento também revela que 46% dos homens nessa faixa etária só vão ao médico quando sentem algo.

Clarice explica que a ideia do evento surgiu na disciplina de Políticas Públicas em Psicologia, ministrada por ela. Os alunos também estão participando da organização do evento, sob orientação de Clarice. “O evento  prevê um diálogo multiprofissional em saúde, buscando abordar os aspectos preventivos do câncer de próstata e a saúde do homem, enfatizando a construção cultural das masculinidades e a necessidade do cuidado integral da saúde do homem”, detalha.

Compartilhe: