Um encontro para quebrar paradigmas e desmistificar conceitos, abordando questões que envolvem o respeito às diferenças e a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Assim foi o III Encontro com Empregadores do SINE Municipal, realizado na manhã de hoje (15), no auditório da Unidade Sede, da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT, na Madalena.
A iniciativa faz parte da parceria existente entre a instituição de ensino e a Prefeitura do Recife, convênio que resulta na realização de capacitações, e na implantação da primeira Agência Universitária de Empregos, no prédio-sede da faculdade.
Na ocasião, presidida pelo ex-secretário de Juventude e Qualificação, Jayme Asfora, os cerca de 70 gestores de recursos humanos de diversas empresas do Recife, tiveram a oportunidade de conversar com a secretaria Executiva de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Maria Gentila, com a gerente de Empregabilidade da Prefeitura do Recife, Ivanir Baracho e a gerente de Juventude, Camila Barros.
A doutora em Direito Constitucional, Ana Priscila, também fez parte da mesa, e detalhou as diferenças entre a Lei de Inclusão e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, além da exigência de ambientes laborais com acessibilidade, questões que ainda despertam dúvidas em profissionais de recursos humanos.
Entre os participantes, a gestora de desenvolvimento humano, do Hospital da Mulher do Recife, Ana América, que aprovou a realização do encontro. “Além de atualizar-me sobre as mudanças na legislação que rege a contratação de pessoas com deficiência, pude ter contato com entidades que facilitam a inserção deste público no mercado de trabalho”, contou.
Quem também destacou a importância do encontro foi a gestora de Rh, da empresa Accenture, Ana Rita Campos, que afirmou ter esclarecido dúvidas a respeito da questão de cotas para Pcd´s. “Sinto que estamos no caminho certo ao conseguir sensibilizar os profissionais que possuem alguma deficiência que eles são úteis e podem crescer como qualquer outro profissional. Acho a política de cotas extremamente relevante, mas devemos ter a consciência que todos Pcds´s devem ser tratados com igualdade”, salientou.
Para a secretaria Executiva de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Maria Gentila, o III Encontro com Empregadores do SINE Municipal, teve saldo positivo. “Já realizamos há um bom tempo um trabalho de reflexão sobre a contratação de pessoas com deficiência, e sinto que já há uma aceitação maior por parte dos gestores sobre esses profissionais. Nosso objetivo maior é chegar ao ponto das empresas contratarem não por força da lei, mas sim por uma opção própria, dignificando aqueles que buscam seu lugar no mercado de trabalho”, pontuou a gestora.