Uma corrida para alertar sobre os riscos e as formas de prevenção do câncer em jovens e crianças e estimular o diagnóstico precoce da doença.
Este foi o objetivo da 2ª Corrida Contra o Câncer Infantojuvenil, organizada pelo Grupo de Ajuda a Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE), e que contou com a parceria da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT.
Durante o evento, um estande da instituição localizado próximo ao ponto de chegada, recebia os corredores com serviços de massagens relaxantes, aferição de pressão arterial, índice glicêmico, Índice de Massa Corporal (IMC), além de orientações sobre saúde e alimentação, sendo oferecidos pelos alunos dos cursos de Estética e Cosmética, Biomedicina e Enfermagem.
O destaque do “point” ficou por conta da cabine de fotos, onde os participantes poderiam levar para casa uma lembrança instantânea em imagens da atividade. Durante boa parte da manhã, uma imensa fila se formou por atletas profissionais e de final de semana para conseguir uma foto que marcasse o momento.
Para o diretor-acadêmico da UNIT, prof. Evandro Duarte de Sá, a atividade teve o intuito de promover o bem-estar após uma manhã de exercícios físicos, bem como, ajudar na divulgação e prevenção do câncer em jovens e crianças.
“O GAC-PE e os organizadores da 2ª Corrida Contra o Câncer Infantojuvenil estão de parabéns, por alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e principalmente sobre os benefícios de uma prática de atividade física para uma vida saudável”, pontuou.
Segundo organizadores da prova, cerca de 1000 atletas se inscreveram para os percursos de 5km e 10 km, além de 100 crianças, com idades entre 06 e 12 anos, que concorreram em um trecho de 200 metros.
A presidente do GAC-PE, Vera Morais, agradeceu a UNIT por participar da iniciativa e lembrou que a instituição já é parceira da ONG há quatro anos, quando começou a apoiar o Arraial Solidário, tradicional festa junina da instituição.
“A corrida contribui para a conscientização, além de o valor das inscrições ser totalmente revertido para financiar as ações do GAC. Por conta da ajuda dos nossos parceiros, entre eles a UNIT, conseguimos ampliar a abrangência do evento, transformando-o num ponto de encontro de pessoas que querem fazer o bem”, comentou.
A corrida premiou os três primeiros colocados em cada categoria, tanto feminino, quanto masculino.Os vencedores na prova de 5km foram Ana Terra Ventura e José Roberto. Nos 10 km, o degrau mais alto do pódio foi ocupado por Sandra da Silva e José Rodrigues.