A carreira nas forças de segurança é uma meta para muitos concurseiros, já que engloba uma série de fatores que vão desde a remuneração, as projeções de crescimento dentro das instituições, entre outros benefícios. O Exército Brasileiro está com concurso aberto e oferta 440 vagas, e é importante intensificar a preparação para realizar a prova, que está prevista para ocorrer em setembro deste ano.
Neste sentido, traçar um plano de estudos é muito importante, pois nele o candidato define os assuntos a serem revisados e o tempo que irá dedicar a cada um deles. Fazer desta dedicação uma rotina, reservando tempo para estudar o material e também resolver questões de concursos anteriores é um bom caminho para a reta final que antecede o exame.
“Esse hábito de consultar provas antigas aplicadas para o respectivo órgão, além da banca examinadora, a qual é responsável pela aplicação da prova, também norteiam o candidato sobre o direcionamento e a forma de abordagem dos assuntos”, orienta o professor de Direito, Ronald Pinheiro, docente do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).
Inscrições
As inscrições para o concurso do Exército Brasileiro estarão abertas de 11 de maio a 14 de junho no site www.espcex.eb.mil.br. A taxa de inscrição é de R$ 100.
Das 440 vagas, 40 são direcionadas às mulheres e 400 a homens, sendo que 88 estão reservadas a candidatos negros. Entre os pré-requisitos estão ensino médio completo, faixa etária de 17 a 22 anos completos até 31 de dezembro do ano da matrícula no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB) e altura mínima de 1,60m para homens e 1,55 para mulheres. Além disso, não são aceitos candidatos casados ou com união estável, com filhos ou dependentes legais.
Além da prova teórica, o candidato será submetido a testes de aptidão física, psicológica e inspeção de saúde. A previsão de aplicação da prova teórica é dos dias 25 e 26 de setembro.
Asscom | Grupo Tiradentes