Uma atividade para destacar a importância do diagnóstico preventivo de uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil, o câncer de mama. Este foi o objetivo de uma ação realizada por alunas de Radiologia, da UNIT, no Estaleiro Atlântico Sul, em Suape.
A iniciativa teve como público-alvo, as cerca de 360 colaboradoras que atuam nos diversos departamentos do estaleiro, que receberam panfletos informativos sobre a doença, e o famoso “laço rosa”, símbolo da campanha contra o câncer de mama.
Também foram realizadas palestras, ministradas pela professora da graduação, Paula Frassinetti, e um jogo de perguntas e respostas básicas sobre o tema.
A campanha do Outubro Rosa, tem sido divulgada como um marco na luta contra o câncer de mama. Usar laço rosa, uma alusão à cor feminina, é uma das formas de simbolizar o apoio ao combate desta patologia que está relacionada à 25% dos novos casos de câncer.
O movimento teve início nos Estados Unidos, embora, inicialmente cada estado desenvolvesse ações independentes sobre a conscientização das doenças mamárias e a mamografia no mês de outubro. Tal movimento ganhou força quando o Congresso Americano institucionalizou o mês de Outubro como o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A mamografia ainda é o método de diagnóstico mais eficiente na detecção de patologias nas mamas, devido principalmente ao alto padrão de qualidade das imagens necessário para o diagnóstico preciso.
Se diagnosticado precocemente a taxa de sobrevida em um, cinco, dez e 20 anos pode chegar a 80% segundo o INCA.