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Estudantes do Grupo Tiradentes começam as provas do Simulado Enade 2022

Exames simulados são uma preparação para o Enade, indicador que ajuda a mensurar a qualidade dos cursos superiores, além de avaliar o nível de aprendizagem dos alunos

às 19h53
O Enade integra o Sinaes, que tem o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos e instituições da educação superior no Brasil (Divulgação/Inep/MEC)
O Enade integra o Sinaes, que tem o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos e instituições da educação superior no Brasil (Divulgação/Inep/MEC)
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O Grupo Tiradentes deu início nesta segunda-feira, 28, ao Simulado Enade 2022, uma sequência de exames simulados de preparação para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). As provas estão sendo aplicadas até o dia 8 de abril em todas as instituições de ensino superior mantidas pelo Grupo, de forma presencial nas unidades e de forma virtual para os cursos da modalidade Ensino à Distância. 

Os simulados são uma iniciativa da Vice-Presidência Acadêmica do GT, que surgiu em 2014 como uma ferramenta de autoavaliação, voltada a uma melhor preparação dos alunos e das instituições do grupo. Para a edição deste ano, 3.387 estudantes foram convocados em todas as unidades, sendo 2.020 que farão o Enade ainda neste ano de 2022 e outros 1.367 que farão o exame somente em 2023. Estes alunos são dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. 

Por unidade, foram convocados: 14 estudantes da Faculdade São Luís de França (FSLF), 80 da Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes (Fits Piedade), 820 do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), 212 do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) e 2.261 da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe e Unit EaD). 

O Enade é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e que, ao lado das avaliações institucional e de cursos, tem o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos e instituições da educação superior no Brasil, sendo que os cursos são agrupados em Ciclos de três anos cada. 

Objetivos

De acordo com a VPA, a ideia do simulado surgiu com a intenção de, além de engajar os estudantes na realização efetiva do Enade, obter um diagnóstico prévio do nível de aprendizagem dos alunos e, com base nos resultados, guiar os cursos em ações que promovam para melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da instituição. “Para o estudante, o Enade representa um importante instrumento de avaliação da sua aprendizagem, além de avaliar a qualidade do seu curso. Enquanto a instituição tem a oportunidade de ter os parâmetros para a melhoria dos seus processos educacionais”, avalia a professora Soane Maria Menezes, assessora do Programa na FSLF.

Estes princípios se encaixam dentro do conceito de Gestão de Aprendizagem, um dos princípios do Modelo Acadêmico Tiradentes, no qual o alcance da qualidade acadêmica é monitorado por Indicadores de Desempenho, ou seja, métricas previamente definidas que permitem a análise dos resultados e dão subsídios aos processos decisórios.

“A definição e o acompanhamento desses indicadores permitem que as análises sobre o desempenho da aprendizagem e da qualidade do ensino sejam mais participativas e focadas na realização de ações que assegurem experiências formativas diversificadas, condizentes com a identidade institucional, com as demandas de formação do século XXI e com os marcos regulatórios. O Enade é um destes indicadores”, diz a professora Paloma Modesto, diretora de Planejamento e Qualidade Acadêmica do Grupo Tiradentes.

Especialmente neste ano, com a retomada das aulas presenciais, o Simulado Enade permitirá a medição da aprendizagem adquirida em 2020 e 2021, anos que foram represados no modelo online, por força da pandemia. É o que explica o professor Antonio Minoru, assessor do Programa Enade na Unit Sergipe. “Ele permite, também, acompanhar o desempenho dos estudantes, pois temos uma amostra que já percorreu, no mínimo, 60% da sua jornada acadêmica, a qual já nos permite uma visão de aprendizagem baseada em competências”, acrescenta.

Motivação

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada em seu histórico escolar pela instituição de educação superior a qual está vinculado. 

Mas o engajamento do aluno no Enade e em seus preparativos vai muito além da simples obrigação de fazer o exame para obter o diploma. É uma forma de contribuir para melhorias e evoluções significativas, tanto nos conhecimentos e práticas de cada aluno quanto em melhorias do conceito de cada curso e da qualidade acadêmica da instituição. “Com o retorno à presencialidade, esperamos que os nossos alunos venham com muita motivação para realização do exame, como o Enade é importante componente curricular, esperamos a consolidação dos resultados obtidos nos ciclos anteriores”, afirmou o professor Marcos Costa, assessor do Enade na Unit Alagoas.  

Asscom | Grupo Tiradentes

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