ESTUDE NA UNIT
MENU

Entenda o que é a ‘Evolução de Enfermagem’ e a sua importância

Documento é um registro sobre o estado geral de cada paciente e seu acompanhamento é uma função importante do profissional de enfermagem

às 19h31
O documento de Evolução de Enfermagem reúne todas as informações sobre a condição clínica e de internamento de um paciente, sendo integrante do prontuário (Laura James/Pexels)
O documento de Evolução de Enfermagem reúne todas as informações sobre a condição clínica e de internamento de um paciente, sendo integrante do prontuário (Laura James/Pexels)
Compartilhe:

Uma das atividades rotineiras dos profissionais de enfermagem é a chamada ‘Evolução de Enfermagem’, que consiste no registro feito exclusivamente por eles após a avaliação do estado geral do paciente, a partir da anamnese (entrevista feita ao paciente) e exame físico minucioso. 

No documento, devem constar os problemas novos que venham a ser identificados, bem como um resumo sucinto dos resultados dos cuidados prescritos e os problemas a serem abordados nas 24 horas.

Nos cursos de Enfermagem mantidos pelo Grupo Tiradentes, os alunos iniciam as Evoluções de Enfermagem e registros a partir do terceiro período nas disciplinas de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem. 

“Iniciamos precocemente o aluno nas competências do enfermeiro na relação com o paciente. A Unit integra o aluno com a realidade seja no campo prático ou nos cenários reais para o desenvolvimento das habilidades e competências de acordo com as diretrizes curriculares do curso”, explica a professora Magda Matos, do curso de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).

Ainda segundo ela, a Evolução se distingue da Anotação de Enfermagem, na qual constam todos os cuidados prestados pelo enfermeiro ao paciente e deve ser realizada pela equipe de técnicos e auxiliares de Enfermagem. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: