Ronaldo Gabriel da Silva foi mais um dos alunos do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — contemplados com a oportunidade de um intercâmbio pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI). Egresso do curso de Odontologia, ele estudou por sete meses na Universidad de Monterrey, no México, em 2020.
O jovem de 26 anos nunca havia viajado de avião antes, apesar do desejo de realizar um intercâmbio cultural e profissional. Ronaldo classifica essa, que foi sua primeira viagem internacional, como “surreal”. “Ter contato com uma cultura diferente da sua, novos costumes, novas perspectivas cotidianas”, pontua. Ele admite ainda que escolheu o México “por conta do idioma, que sempre me encantou, a rica culinária do país, bem como a Universidade, extremamente renomada a nível nacional”.
Dificuldades e curiosidades
Apesar de estar realizando um sonho, Ronaldo passou por algumas complicações, inclusive com o espanhol. “No início tive muita dificuldade de comunicação, devido ao sotaque local, bem como palavras coloquiais no dia a dia”, admite. Até mesmo a culinária mexicana chamou a atenção do jovem, e ele aponta um hábito que achou curioso da cultura local: “O fato de colocarem pimenta nas comidas mais cotidianas possíveis, como no café da manhã”.
Durante os sete meses que passou no país, Ronaldo teve que matar a saudade da família e dos amigos com ligações e chamadas de vídeo. Mesmo assim, a experiência de estudar fora do Brasil foi bastante proveitosa, de acordo com o jovem. “Tive acesso a novas tecnologias, rotinas clínicas, perspectivas de atuação na área da Odontologia e aprendizado de um novo idioma através do projeto de disciplinas de idiomas para intercambistas”, ele diz sobre sua rotina no intercâmbio.
Com suas experiências como intercambista, o jovem dá uma dica para quem pensa em estudar fora do Brasil. “Dedicar-se em manter-se com boas notas e currículo atualizado, desafiar-se a essa imersão cultural e profissional, pois é algo inesquecível e único”, finaliza.
Atualmente, residente em cirurgia bucomaxilofacial, Ronaldo conta que escolheu cursar Odontologia por achar interessante a importância da saúde bucal para a qualidade de vida das pessoas.