ESTUDE NA UNIT
MENU

Direito mexicano faz aluna se interessar por mobilidade acadêmica

Polyana Menezes, aluna de Direito do 10° período da Unit-PE, cursou três disciplinas na Universidade de Anáhuac, no México

às 19h36
Compartilhe:

O Programa de Mobilidade Acadêmica (PROMAI) vem conquistando estudantes pela segurança, conforto e troca de conhecimentos. Essa vivência de um intercâmbio sempre agrega, seja em assuntos acadêmicos, profissionais ou pessoais. Para a estudante de Direito, Polyana Menezes, não foi diferente. Interessada em aprender mais sobre o México e suas disciplinas de Direito, ela entrou na mobilidade acadêmica virtual por meio de uma bolsa da Unit-PE, em parceria com a Universidade de Anáhuac.

Com aulas duas vezes na semana, Polyana cursou as disciplinas História do Direito Mexicano, Direito de Telecomunicações e Direito Processual Constitucional. Matérias que despertaram nela a forma como o Direito é praticado no México. Sem falar que ela ainda praticou um idioma diferente. “Além de reforçar o conhecimento da língua espanhola, optei por uma disciplina que me mostrasse um pouco do Direito Mexicano. Professores excelentes e aulas desafiadoras e que, com certeza, enriqueceram muito os conhecimentos na área jurídica, em especial do direito comparado”, contou.

Fuso horário

Polyana enfrentou algumas dificuldades no processo, como o fuso horário diferente, com aulas que terminavam a uma hora da manhã. Mesmo assim, a vivência continuou sendo proveitosa, já que a universidade prestou toda a assistência e os alunos ajudaram no acolhimento à distância. “Como se trata de um intercâmbio on-line fica limitado conhecer mais pessoas. Tenho pouco contato com estudantes mexicanos, mas os que tenho, me ajudaram muito”, relatou.

Polyana, que atualmente é estagiária do Ministério Público Federal e servidora pública, se sente feliz em saber que participou do programa, que a incentivou nos estudos e na vida. “A experiência é sensacional. Já tinha recebido pela UNIT uma bolsa para fazer o intercâmbio presencial em Sevilla, na Espanha, mas como tinha sido aprovada no estágio do MPF, optei por ficar aqui. Quando surgiu a oportunidade do intercâmbio online, abracei a ideia e foi muito enriquecedor estudar, mesmo que on-line, em uma universidade estrangeira, com culturas e dinâmicas acadêmicas diferenciadas”, finalizou.

Compartilhe: