ESTUDE NA UNIT
MENU

Dia da Mulher: Amélia Uchôa é homenageada pela ABIPTI

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a professora Amélia Uchôa é escolhida pela ABIPTI em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e representa todas as mulheres.

às 21h05
Profa Amélia Uchôa é homenageada pela ABIPTI, por ocasião do Dia da Mulher
Profa Amélia Uchôa é homenageada pela ABIPTI, por ocasião do Dia da Mulher
Compartilhe:

A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) fez uma homenagem à fundadora do Grupo Tiradentes (GT), Amélia Maria Cerqueira Uchôa, que após ocupar o cargo enquanto vice-reitora da Universidade Tiradentes por 28 anos, recentemente passou o cargo ao professor Jouberto Uchôa Júnior, para se dedicar exclusivamente ao Conselho de Administração do GT.

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a ABIPTI escolheu a professora Amélia Uchôa para representar todas as mulheres do Brasil e do Mundo, diante de seus valores e competências irrevogáveis enquanto educadora.

A seguir, confira na íntegra a mensagem publicada neste dia 8 de março, no site da Associação:

Fundadora do Grupo Tiradentes é referência na educação, na ciência e na inovação

Em nome de todas as mulheres do Brasil e do Mundo, neste Dia Internacional da Mulher, a Abipti homenageia uma grande mulher: a professora Amélia Uchôa, fundadora da Universidade Tiradentes (UNIT), considerada a segunda maior instituição de Ensino Superior do Nordeste e um ícone da educação superior, científica e tecnológica do Brasil.

Amélia Uchôa fundou o Grupo Tiradentes juntamente com seu esposo, o professor e Reitor Jouberto Uchôa, e foi vice-reitora da instituição até fevereiro deste ano. Atualmente, ela integra o Conselho do Grupo. Professora Amélia já foi agraciada, em diversas ocasiões, como uma grande incentivadora da educação, da cultura e da ciência em Sergipe e na Região Nordeste.

Legado

A história da Unit teve início em Sergipe, no ano de 1962, com a criação do Colégio Tiradentes, que foi alçado à faculdade em 1972 e à universidade em 1994. Atualmente, a Unit possui cinco campi no estado de Sergipe, 24 polos de educação a distância e mais quatro unidades nos Estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Além do reconhecimento do Ministério da Educação, com nota máxima em ensino, pesquisa e extensão, a Unit figura na lista das dez universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado.

A mais recente contribuição do Grupo Tiradentes foi a inauguração, em outubro de 2019, do Tiradentes Innovation Center, o primeiro Centro de Inovação voltado à Educação no Nordeste, situado no campus Aracaju Farolândia. A unidade tem como objetivo impactar a comunidade por meio da difusão da cultura empreendedora e inovadora. O centro de inovação foi idealizado para gerar, lapidar ideias, estimular o empreendedorismo local, inspirar pessoas, repensar a educação, fortalecer e aperfeiçoar o mercado regional e colaborar com o futuro das profissões, com as temáticas: inovação; criatividade; empreendedorismo; educação; cultura maker e tecnologias.

Pesquisa e inovação

O Grupo Tiradentes é fundador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), ICT associado à ABIPTI, criado em 1998. Entidade sem finalidade econômica, o ITP surgiu em resposta às demandas por estrutura apropriada ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Sergipe. O Instituto já aprovou mais de 500 projetos junto a diferentes instituições de fomento à pesquisa e inovação.

Atualmente, dentre os principais parceiros nacionais do Instituto de Tecnologia e Pesquisa estão: FINEP, Petrobras; Braskem; CNPq, Embrapa; Hebron Farmacêutica; Sebrae; IBAMA; Emdagro; DESO; FAPITEC/SE, COPPE/UFRJ; DEQ/UFSC; LCPP/ESCPE, UFMG; UFSM; UFSCAR; UFAL; UFBA, Banco do Nordeste e CAPES.

Nas parcerias internacionais destacam-se: Harvard, MIT e Wayne State University, nos Estados Unidos; Universidade Nova de Lisboa, Instituto Superior Agronômico e a Universidade de Aveiro, em Portugal; as Universidades Complutense de Madri; Barcelona e Alicante, na Espanha; Universidade de Lyon, na França; Universidade Técnica de Praga, na República Tcheca; Universidade Autônoma do México; Universidade Técnica de Viena, na Áustria; Universidad de Chile, no Chile; Universidad Nacional Agraria La Molina, no Peru; Hort Fr. Schroder, na Alemanha; University of Southampton, na Inglaterra; e National Chemical Laboratory, na Índia, dentre outras.

O ITP possui 24 laboratórios com moderna infraestrutura para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e no exterior, em diversas áreas do conhecimento.

Com mais de 120 patentes e um produto disponível no mercado farmacêutico, o Instituto conta com qualificação científica e técnica para desenvolver e prestar serviços na área de Inovação.

Obrigado, professora Amélia! Você é inspiração e exemplo de força e coragem a todas as mulheres de nosso País!”

Asscom | Unit Sergipe

Compartilhe: