De acordo com um relatório de 2023 da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil tem um dos maiores mercados de produtos de estética do mundo. Os dados da instituição apontam que o país é o 2º que mais lança produtos anualmente, estando atrás apenas dos Estados Unidos. Em relação ao consumo desses produtos, o Brasil tem o 4º maior público consumidor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão. Por isso, o mercado de estética brasileiro é um terreno fértil, sendo sempre bem-vinda a formação de profissionais da área.
Pioneirismo
Nesse contexto, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — foi uma das primeiras instituições de ensino superior (IES) a oferecer o curso. “A Unit-PE tem tradição nesse segmento por ter sido a pioneira do estado de Pernambuco e por ter formado pessoas que são as principais referências na nossa cidade, e que, hoje, atuam como docentes da nossa instituição e demais graduações de outras IES, além de desenvolverem atividades em clínicas, sendo referências como empreendedores”, conta a Profª M.a. Ivanacha Carneiro, coordenadora da graduação. O curso tem duração de dois anos e meio, formando profissionais de forma mais rápida para atuarem no mercado de trabalho.
Metodologia ativa
A graduação de Estética e Cosmética na Unit-PE tem como diferencial a utilização da Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), por meio da metodologia do INOVA. Esse método de ensino consiste em colocar os estudantes no centro da construção do conhecimento, através de projetos práticos. “Desde o primeiro período, o aluno vivencia aulas práticas com casos reais e se aproxima das habilidades exigidas no mercado de trabalho da Estética e Cosmética, nos projetos profissionais e nas práticas integradoras, dentro e fora da instituição, em empresas parceiras, com demandas que serão solucionadas pelos grupos de alunos durante o seu trimestre de ensino”, detalha Ivanacha.
Estrutura
Durante as aulas, os estudantes de Estética e Cosmética têm momentos de prática dos aprendizados, e a própria estrutura da instituição contribui para essa melhor formação. “Além dos laboratórios, os alunos vivenciam a prática da profissão na Clínica Integrada de Saúde, que tem uma área específica de imagem pessoal e visagismo, estética facial e corporal, onde são atendidos pacientes da comunidade para realização de procedimentos em saúde e estética, beleza e bem-estar. Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, nos horários de aula dos alunos, e toda a carga horária está distribuída na matriz curricular, seguindo as exigências do Ministério da Educação”, detalha a coordenadora.