ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça o Museu do Homem do Nordeste, no Recife

Local tem foco na cultura e herança nordestina

às 13h38
Compartilhe:

O Museu do Homem do Nordeste (Muhne) é localizado no bairro de Casa Forte, no Recife. Criado pelo escritor Gilberto Freyre em 1979, o local tem o objetivo de preservar e difundir a cultura e a herança nordestina através do seu acervo. 

O Muhne foi criado a partir da fusão de três museus e seus acervos: o Museu de Antropologia, o Museu de Arte Popular e o Museu do Açúcar. Toda a sua coleção passa pela cultura indígena, negra e branca, com uma variedade de objetos de senhores de engenho e populares. Também é possível encontrar roupas, brinquedos e instrumentos. 

A atual exposição de longa-duração “Nordeste: territórios plurais, culturais e direitos coletivos”, foi inaugurada em 2008, e explora a cultura nordestina e papéis antropológicos. Brasil global e periférico; Terra, trabalho e identidade; Povos indígenas do Nordeste; Açúcar: organização da economia e escravidão; Revoltas, revoluções e resistências; e Expansão e interiorização através do gado são as principais temáticas.

O museu é muito importante para a cultura por ser diverso e abrigar um rico acervo que aborda a história de vários povos e tradições, com peças de artes decorativas, cristais franceses, porcelanas chinesa, pratarias inglesa, artes visuais, etnografia, tapeçarias, armarias, artefatos e coleções.

Serviço:

O Muhne funciona de terças às sextas-feiras, das 9h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. 

O valor da entrada custa R$ 6 a inteira e R$ 3 a meia, com gratuidade aos domingos e feriados. 

Para maiores informações, e agendamento de grupos, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (81) 3073-6340, (81) 3073-6331 e (81) 3073-6385, ou através do email agendamento.muhne@gmail.com

Compartilhe: