As ligas acadêmicas são organizações estudantis formadas a partir de disciplinas acadêmicas por alunos de graduação em determinadas áreas do conhecimento e são importantes para complementar a educação formal, permitindo aos alunos a oportunidade de aplicar conceitos aprendidos em sala de aula em contextos práticos e interagir com profissionais e pesquisadores experientes na área.
“São uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que elas contribuem na formação do aluno, elas contribuem com a população. É uma oportunidade de crescer não apenas academicamente, mas como cidadão que fará a diferença com a sua profissão na sociedade em que vivemos”, declara o estudante Arthur Isaac, que é presidente da Liga de Saúde Bucal Coletiva do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE).
A Liga de Saúde Bucal Coletiva (LASBC) surgiu da disciplina Saúde Bucal Coletiva do curso de Odontologia. Com a instauração no segundo semestre de 2023, já tem 14 alunos com orientação da professora Renata Freire e da coordenadora do curso Ana Paegle.
Desde então, inúmeras ações já foram realizadas, como o apoio dado na recepção dos pacientes que buscam atendimento na Clínica Escola de Odontologia da UNIT/PE; ação de educação em saúde bucal, que contemplou escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor e orientações de higiene bucal no Centro de Saúde Vereador Romildo José Ferreira Gomes, próximo à faculdade; e visitas ao Lar Batista para Anciãos, na Várzea.
Além dessas, outras estão em andamento.“Nesse mês de abril, estaremos retornando ao Lar para desenvolvermos mais uma ação. Em maio, uma ação terá como público alvo os trabalhadores e, em junho, fechando o primeiro semestre, a realização do I Simpósio da LASBC, que contará com a participação de palestrantes renomados e será realizado no auditório da instituição”, conta Arthur.
Arthur acrescenta outros planos e compromissos para o futuro. “Contribuir de uma forma cada vez mais efetiva com a população carente, a partir da realização de ações; contribuir com a formação do aluno, seja ele integrante ou não da LASBC, fortalecendo o científico, a partir da elaboração de projetos de pesquisa, publicação de artigos, resumos expandidos e relatos em revistas, além da apresentação e publicação em anais de trabalhos em congressos, simpósios, jornadas. Aliado a isso, a promoção de eventos que disseminam conhecimento nas mais diversas áreas da Odontologia”, finaliza.