ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça a Casa da Cultura de Pernambuco

Originalmente, funcionava como uma casa de detenção

às 12h24
Compartilhe:

Para quem não abre mão de conhecer a cultura, história, pratos típicos e peças produzidas por artesãos locais, uma ótima opção de passeio é a Casa da Cultura de Pernambuco. Localizada no bairro de São José, centro do Recife, a construção foi inaugurada em 1855 e, originalmente, funcionava como a Casa de Detenção Recife, considerada uma das maiores edificações do século XIX e penitenciária mais importante de Pernambuco.

Projetada pelo engenheiro e urbanista José Mamede Alves Ferreira, a Casa da Cultura chama atenção pelo seu formato: uma cruz, com as pontas representando os quatro pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste). Após 118 anos de funcionamento como presídio, a Casa de Detenção foi fechada por superlotação e os detentos foram transferidos para a Penitenciária Agrícola de Itamaracá. Restaurada, em 1976 a Casa da Cultura de Pernambuco teve as antigas celas transformadas em lojas (ainda é possível ver a numeração delas nas paredes), menos uma delas, que foi mantida como os presos deixaram, e passou a funcionar como centro cultural.

Atualmente, existem mais de 100 lojas de artesanato, além de lanchonetes, livrarias, e pátio de eventos que recebe diversas apresentações, shows e manifestações populares e folclóricas. É importante ressaltar, ainda, que o teatro e o anfiteatro da Casa da Cultura recebem ações formativas e espetáculos de teatro, música e dança que são promovidas ou apoiadas pelo Governo do Estado.

Compartilhe: