ESTUDE NA UNIT
MENU

Como são os trabalhos e provas na mobilidade?

Cada instituição lá fora tem sua regra e como a participação é virtual, o uso de plataformas virtuais tem sido o caminho. E envolve dupla filmagem com câmera a formulários com tempo contado

às 19h35
Compartilhe:

Estudar e assistir aula à distância é possível, graças à tecnologia. Tanto que muitos alunos estão fazendo mobilidade acadêmica em instituições de ensino em outros países, via Programa de Mobilidade Internacional (ProMAI), como forma de ampliar os horizontes. Mas quando chega a hora de fazer trabalhos e provas para avaliar os conhecimentos, como são realizados? Essa é uma dúvida comum entre os estudantes. 

Com tudo ainda acontece de forma virtual, o uso de plataformas é frequente para assistir aula, fazer atividades – sejam elas em grupo ou individuais – e realizar provas. O tipo e definição dos métodos variam conforme cada instituição. Yure Nogueira, estudante de Medicina do 6° período da FITS, faz mobilidade na Universidade Anáhuac, no México, e explica como tem feito suas atribuições: “a modalidade de provas se dá com dupla filmagem. Mostramos nosso rosto e também o nosso ambiente. Quanto aos trabalhos, são em língua espanhola e inglesa”, contou. 

Na instituição mexicana, as atividades podem ser feitas de forma individual ou em grupo – o que pode ser estranho, já que todo mundo está separado, com a união apenas pela tela de um celular ou computador. Mas é possível sim. “Os trabalhos e grupos podem ser feitos de ambas as formas. Utilizamos as plataformas Zoom e Google Meet para a comunicação”, explicou Yure. O Zoom e o Meet são aplicativos muito usados atualmente, principalmente em trabalhos home office e aulas virtuais. Através deles, é possível falar no microfone, ser visto pela câmera e digitar no chat, em vários tipos de dispositivos.

Ana Rosa Galvão, estudante de Engenharia Civil da Unit-PE, participou da mobilidade na Universidad de Monterrey, também no México. Ela recorda que a experiência também foi totalmente virtual e as provas eram feitas através de formulários on-line, no Google. “A prova é extremamente rápida. Tem que enviar logo porque quando o sistema fecha, não tem como enviar mais, e os professores não são flexíveis”, relembrou. 

Idioma 

Ana ressalta a importância de saber o idioma do país onde se vai estudar ou os que são exigidos pela instituição de ensino. “Os trabalhos são feitos em espanhol. Se você não souber a língua, tem que avisar. Dependendo do caso, podem fazer com você ou por você. Eu fui convidada a fazer a disciplina, mas nunca aprendi espanhol. Então, precisei fazer um curso básico. Indico a quem for fazer intercâmbio virtual que aprenda um novo idioma para conseguir se comunicar”, orientou a estudante. 

Compartilhe: