ESTUDE NA UNIT
MENU

Como montar um grupo de estudos na faculdade

Ele pode ajudar no conhecimento acadêmico

às 12h21
Compartilhe:

Alunos estudando com o propósito de aprender mais, agregar conhecimento, se preparar para provas, apresentações e trabalhos e compartilhar ideias. Tudo isso faz parte das ações de um grupo de estudos, que é muito importante na etapa acadêmica. Mas como montar um? Confira:

Primeiro, é preciso saber se existe algum grupo de estudos na sua faculdade. Eles são criados pelos próprios alunos e eles se reúnem na própria instituição ou até mesmo fora do ambiente acadêmico. Caso ainda não tenha nenhum, você pode criar o seu e chamar colegas de sala e outros estudantes.

Para começar criando um grupo de estudos, é preciso se atentar ao número de participantes. O ideal é que ele tenha de três a cinco participantes, para que não se tenha tumulto e desorganização. Com essa quantidade, todos os alunos terão chance de falar, aprender e dar dicas, com total concentração e foco. Outra etapa é definir qual será o local de estudo do grupo. É importante que seja um ponto de encontro acessível para todos, pode ser na própria faculdade, na biblioteca, por exemplo, ou na casa de algum participante. Ter dias e horas fixos também deve ser considerado, para que se tenha organização e compromisso. 

E não se esqueça de facilitar a comunicação do grupo, seja em reuniões online, grupos de WhatsApp e outras ferramentas. Com organização, disponibilidade e pessoas e assuntos diversificados, o grupo de estudos pode agregar muito na vida acadêmica.

Compartilhe: