ESTUDE NA UNIT
MENU

Como escolher entre cursos similares

Matérias parecidas, carga horária semelhante, professores com a mesma área de estudo… Na graduação, existem muitos cursos similares, como escolher entre eles?

às 20h52
Uncertain businessman looking at new contract on table
Uncertain businessman looking at new contract on table
Compartilhe:

A dúvida é comum entre muitos alunos na graduação

Matérias parecidas, carga horária semelhante, professores com a mesma área de estudo… Na graduação, existem muitos cursos similares, isto é, eles se parecem de várias formas, inclusive na atuação no mercado de trabalho, além de terem caminhos quase iguais na faculdade. Mas como escolher entre eles?

Cursos

A similaridade pode estar até no nome. São cursos que têm matérias parecidas e atividades combinadas, mas ainda assim, são repletos de diferenças e têm disparidades. É o caso de Biomedicina e Medicina – o primeiro atua na pesquisa e verificação de microrganismos, enquanto o segundo é voltado para o atendimento a pacientes. 

Também acontece entre as Engenharias, como a Civil e Mecatrônica, mesmo em áreas bastante diferentes. O primeiro curso analisa estruturas, obras e construções, e o segundo é voltado para o segmento de robôs na indústria. Psicologia e Serviço Social também podem gerar dúvidas nos alunos – um foca no indivíduo e suas particularidades e o outro no coletivo, respectivamente. 

Escolha

Para escolher entre dois cursos semelhantes, é preciso pensar em uma série de coisas. O primeiro passo é o autoconhecimento – ver objetivos próprios, sentimentos, metas e atitudes são ações essenciais. Depois, é hora de analisar as áreas. Conversar com profissionais de cada uma, pesquisar diferenças entre as cargas horárias e grade curricular e ficar ligado na rotina e local de trabalho das profissões são ações que ajudam na hora da dúvida. 

Núcleo de Carreiras

O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) tem o Núcleo de Carreiras, onde profissionais especializados da equipe conectam o estudante ao mundo profissional e acadêmico, com a facilitação de estágios e empregos e melhor vivência na faculdade. Também são oferecidos cursos, com mentoria e aconselhamento, tudo para proporcionar segurança e qualidade de ensino ao aluno.

Compartilhe: