ESTUDE NA UNIT
MENU

Como equilibrar as rotinas de estudo, trabalho e lazer?

Buscar o equilíbrio é primordial para conseguir manter uma produtiva e saudável rotina de estudo, trabalho e lazer

às 11h43
Definir o que é prioridade e equilibrar as rotinas facilita e muito a organização do tempo, levando em conta os cuidados com a saúde física e mental (Unsplash)
Definir o que é prioridade e equilibrar as rotinas facilita e muito a organização do tempo, levando em conta os cuidados com a saúde física e mental (Unsplash)
Compartilhe:

Conciliar as principais atividades da rotina é o desejo da maioria das pessoas. Mas, como equilibrar as rotinas de estudo, trabalho e lazer? Como encontrar um meio termo e assim conquistar uma vida mais leve?

Buscar o equilíbrio é primordial para conseguir ter uma rotina produtiva e saudável, sem ter que viver constantemente em uma montanha-russa e acabar prejudicando um desses aspectos ou vários deles ao mesmo tempo. Para tanto, organização é a chave, mesmo porque, conviver com o caos tende a dificultar muitas coisas. Então, organizar a rotina é urgente. 

“Pare e analise todos os seus compromissos. Encontre uma maneira de otimizar o tempo e cumprir com tudo o que é essencial. Monte sua própria agenda, o que pode ser feito semanalmente para ficar mais prático. Faça uma lista de atividades diárias, considerando todos os seus horários fixos e intervalos livres. Assim, as chances de você desperdiçar o seu tempo ou esquecer de algo serão bem menores”, orienta a professora Vladya Lira, do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco).

A produtividade é outro fator determinante na conquista do equilíbrio da rotina. É importante trabalhar a capacidade de concentração e evitar distrações para garantir o foco em cada atividade.

“Fazer duas coisas ao mesmo tempo talvez não seja uma boa ideia. Da mesma forma, não adianta continuar preocupado durante as suas folgas e não aproveitar o momento. Seguindo o seu planejamento, tudo terá o seu tempo certo. Quem tem uma vida corrida precisa aprender a definir prioridades para dar conta do que é essencial”, ressalta a professora. 

O ideal é elencar quais são as tarefas prioritárias e também quais são as urgências para facilitar a ordem de realização. “Se ter uma vida equilibrada já é um desafio, imagine fazer isso sem saúde mental e física. Corpo e mente funcionando bem é como uma premissa para conseguir cumprir todo o resto e ter um bom desempenho em qualquer atividade. Enfim, ter uma vida equilibrada é algo possível de alcançar, mas que requer planejamento, disciplina e organização. Ainda que algumas fases sejam mais atribuladas, lembre-se sempre de que o seu bem-estar também deve ser uma prioridade”, enfatiza. 

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: