ESTUDE NA UNIT
MENU

Como começar a carreira acadêmica

Projetos de pesquisa na graduação ajudam a iniciar a trajetória científica

às 14h55
Compartilhe:

A carreira acadêmica, ao contrário do que muitos pensam, não é um caminho difícil. É comum associar essa escolha profissional a cientistas com diversas formações acadêmicas, mas essa jornada pode ter início ainda na graduação. Aqueles alunos que desejam cursar um mestrado, um doutorado, ou até mesmo se tornar professores universitários e pesquisadores têm mais chances de conseguir esses objetivos caso invistam em pesquisas científicas ainda no começo do ensino superior.

Projeto de pesquisa

O primeiro passo para começar a carreira acadêmica é pensar em um tema para ser estudado, que precisa ter relação com o curso do estudante. Uma outra opção é procurar na instituição algum docente que realize pesquisa em um assunto de interesse do aluno. De qualquer forma, editais são disponibilizados periodicamente para a submissão de projetos de pesquisa. Cada projeto deve ser realizado em conjunto com o aluno e seu professor orientador.

Um projeto de pesquisa é composto por diversas partes, como delimitação do tema, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma e referências bibliográficas. Mário Gouveia, gestor da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — chama a atenção para a importância da justificativa. “Essa justificativa tem um lado social, e tem um pessoal também. Em que medida essa pesquisa beneficia a mim e ao outro? Então a área a ser escolhida é algo muito subjetivo”, detalha.

Elaboração do trabalho

De acordo com Mário, é fundamental ficar atento aos editais de fomento de instituições como o CNPq e da própria faculdade. Após a submissão e a aprovação do projeto, é hora de dar continuidade à pesquisa. Nessa fase, o aluno vai precisar ler diversos outros trabalhos acadêmicos sobre o tema da sua pesquisa, o que vai aumentar seus conhecimentos acerca do assunto. A própria orientação  do professor deve servir para guiar o estudante naquele caminho e agregar mais aprendizados.

Publicação

Depois, com a pesquisa pronta, vale muito a pena buscar a publicação do trabalho em alguma revista ou evento científico. Com a publicação, o aluno poderá ter uma maior projeção da sua pesquisa, contribuindo para a comunidade científica e também inserindo o próprio nome no campo de discussões a respeito do tema pesquisado. Assim, diversos benefícios podem ser alcançados, como a criação de uma rede de contatos com outros pesquisadores e a contribuição para o currículo Lattes. Além disso, o histórico acadêmico de um estudante costuma ser avaliado para o ingresso em um mestrado.

Compartilhe: