ESTUDE NA UNIT
MENU

Como aprender melhor e mais rápido? confira dicas

Técnicas podem auxiliar na aprendizagem, garantindo maior aproveitamento. 

às 17h56
Two girls reading books in library while guy between them texting in smartphone after lessons
Two girls reading books in library while guy between them texting in smartphone after lessons
Compartilhe:

Várias técnicas podem auxiliar no processo de aprendizagem com aproveitamento

Na graduação, com várias matérias em cada semestre e diversos assuntos, com provas e atividades, os estudantes ficam nervosos e com pressa, querendo aprender o mais rápido possível. Mas é possível aprender melhor e depressa? A resposta é: sim. Existem técnicas que podem auxiliar na aprendizagem, garantindo maior aproveitamento. 

Dicas

O primeiro passo na hora de aprender com aproveitamento é descobrir o que funciona no individual. Cada pessoa tem seu modo de apreensão e registro de informações, por isso, é necessário descobrir o estilo próprio. Existem diversas formas de estudo: escrever resumos, ver vídeos, anotar tópicos importantes, estudar o que foi visto em sala de aula no mesmo dia e fazer perguntas a si mesmo são exemplos de técnicas.

O estudo

Estudar demanda tempo e dedicação, por isso, é mais que importante reservar um tempo para essa atividade, 30 minutos, 1 hora, 2 horas.. o período pode variar. Mais uma vez, quem define isso é o próprio estudante, depois de observar seus afazeres. Também é preciso se atentar nas matérias: é necessário não focar apenas em uma, mas em todas que estão na grade. Organizá-las, seja em ordem cronológica, ou de dificuldade, auxilia no processo. 

Ajuda

Ajuda nunca é demais! Se está difícil estudar sozinho, o ideal é poder compartilhar dúvidas. Fazer um grupo de estudo com outros alunos é uma dica legal. Juntos, perguntas podem ser feitas e dúvidas esclarecidas, além de proporcionar um ambiente descontraído de identificação. 

Também existem várias plataformas e aplicativos que visam ajudar estudantes, entregando vídeo-aulas, resumos e exercícios. Outra alternativa é buscar os próprios professores da faculdade: eles estão ali para ajudar e vão esclarecer questionamentos e revisar assuntos. 

Compartilhe: