ESTUDE NA UNIT
MENU

Com quem tratar doenças de pele: dermatologista ou esteticista?

Apesar da possibilidade dos dois trabalharem juntos, existem diferenças entre eles e suas funções

às 10h58
Compartilhe:

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, sendo responsável por regular a temperatura, reveste e protege de agentes externos, percebe quais são os estímulos agradáveis e dolorosos, entre outras funções. Justamente por ficar exposta ao sol, substâncias externas e outros agentes, a pele fica suscetível a contrair e desenvolver doenças. É nesse momento que surge a dúvida: quem trata as doenças de pele? Dermatologista ou esteticista?

Apesar da possibilidade dos dois trabalharem juntos, primeiro, é necessário entender que existem diferenças entre eles e suas funções. O esteticista é o profissional especializado em cuidar da aparência e textura da pele, a partir de conhecimentos sobre o processo de envelhecimento, tratamentos pós-cirúrgicos, prevenção de rugas, recuperação de lesões e outros. Como exemplos de procedimentos realizados pelo esteticista estão a limpeza de pele, tratamentos para linhas de expressão, peelings, drenagem linfática e massagens.

Já os dermatologistas são especializados no tratamento, prevenção e diagnóstico das doenças que atingem a pele, bem como aquelas que afetam os cabelos, pelos, mucosas e unhas, além de alergias e infecções. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), este profissional também pode orientar pacientes sobre cuidados gerais, solucionar problemas estéticos, trabalhar na manutenção da beleza da pele e podem tratar problemas como acne, psoríase, queda de cabelo, vitiligo e câncer de pele.

Compartilhe: