MENU

Com mobilidade é possível conectar pessoas mesmo a distância

No período pandêmico, os intercâmbios estão acontecendo de maneira virtual. Mas, graças à tecnologia, ainda é possível estabelecer relações e conexões. Renata Costa, coordenadora de Relações Internacionais da Unit-PE, dá dicas para fazer networking

às 20h23
Compartilhe:

Conectar pessoas é sinônimo de construir um bom relacionamento. Os colegas de classe do mundo corporativo tornam-se ainda mais mais importante para a vida pessoal e profissional. Afinal, é com o trabalho em equipe que os planos avançam. E o networking se torna um pilar essencial para essa construção. Por meio dessa rede de contatos com pessoas, ocorre troca de experiências, interações e oportunidades de expandir informações em diversas áreas.

Com essa forma de modalidade se tornando cada vez mais presente e atual, conectar pessoas e as relações estão convergindo para o meio virtual, também possibilitando oportunidade de negócios, estudos e até mesmo verdadeiras amizades. “Nós temos casos de alunos que conseguiram emprego no exterior durante a mobilidade e depois dela”, contou Renata Costa, Coordenadora de Relações Internacionais da Unit-PE. 

Ela conta que a experiência, além de única, se mostra totalmente eficaz no que se pretende fazer: incentivar a exploração de culturas, conhecimento de pessoas e estudos aperfeiçoados. Mas, e quando a pessoa está longe, como se faz isso? “A tecnologia é nossa maior aliada nesse sentido. Hoje, além das várias redes sociais que permitem que estejamos em contato com pessoas, mesmo que distantes fisicamente, você pode usar as várias plataformas de vídeo chamadas e ligações”, explicou Renata. 

Dicas

Para manter contato virtual com diversas pessoas ao redor do mundo, é importante ter atenção nas diferenças de cada região. Seja com o idioma ou cultura, para que se estabeleça um bom relacionamento entre colegas de classe e professores. “É muito importante pesquisar e procurar entender a cultura e costumes da pessoa do país. O que é aceitável ou não vai depender de onde esta pessoa vem”, ressaltou. 

Cordialidade, atenção e respeito pelo outro são práticas essenciais. Já interrupções enquanto o outro fala e ficar se gabando de seus feitos devem ser evitados. “Networking trata de desenvolver relações funcionais e duradouras. Assim, honestidade, respeito e abertura ao outro são elementos chave para ter sucesso”, completou Renata.

Redes sociais

É importante ainda ficar atento se você está usando a rede correta para o objetivo que pretende alcançar. O LinkedIn, por exemplo, é amplamente usado entre profissionais de todo o mundo. É uma rede social para trabalho. Não é uma rede social de entretenimento.

Compartilhe: