MENU

Cocada: Conheça a história do doce

Acredita-se que ela tenha surgido em meados do século XVIII

às 14h00
Compartilhe:

A cocada é um dos doces brasileiros mais tradicionais, seja cremosa, de corte, de forno, branca, marrom ou qualquer outra variação, é difícil encontrar alguém que resista ao seu sabor marcante. 

Acredita-se que ela tenha surgido em meados do século XVIII, na Bahia, através dos escravos africanos trazidos para cá. O doce era preparado pelas escravas para ser consumido pelos próprios escravos durante à noite, quando se reuniam para dançar, como uma maneira de esquecer o sofrimento por alguns momentos. O coco era ralado e acrescentado a grandes tachos com a calda que, inicialmente, era feita com açúcar mascavo – por isso eram mais escuras.

Além disso, a cocada também está diretamente relacionada às religiões de matriz africana, como o candomblé, ela é utilizada como oferenda para Oxalá, o principal orixá da religião.

Com o passar do tempo, a receita foi sendo adaptada e novos ingredientes como amendoim e leite condensado foram acrescentados em suas variações. Hoje a cocada pode ser facilmente encontrada em feiras, supermercados e nos famosos tabuleiros espalhados pelo centro da cidade.

Compartilhe: