ESTUDE NA UNIT
MENU

Ciência em Cartaz promove ciclo de debates


às 15h12
Compartilhe:

IMG_2731Promover um ciclo de debates a partir da exibição de longas-metragens. Este é o objetivo do Ciência em Cartaz, projeto que pretende abranger para o meio acadêmico, discussões sobre temas cotidianos.

A primeira sessão ocorreu na última semana com a apresentação do documentário “Sicko: S.O.S Saúde”, do polêmico diretor americano Michael Moore, que tem o sistema de saúde norte-americano como foco central.

Na película Moore detalha a saúde pelo seu lado inverso, a doença, mas não os aspectos biológicos, mas sim, sociais e éticos.

Também são interpostos a seguridade social, revelando as contradições entre a riqueza da maior potência do mundo e a má qualidade de vida, decorrente da desorganização dos setores de assistência médica pública e privada na lógica capitalista da manutenção dos lucros das seguradoras.

Segundo o autor, “o filme mostra a luta contra os fantasmas do socialismo representado pela medicina socializada”, exemplificada pelos sistemas médicos canadense, inglês e francês.

Em seguida, uma mesa de debates comandada pelo coordenador de Pesquisa e Extensão (Copex), prof. Pedro Paulo Procópio, e a coordenadora de estágio em Enfermagem, Andrea Rosane, abriu as discussões acerca do tema proposto pelo filme.

Contando com a intensa participação dos alunos, opiniões divergentes foram apresentadas, mas uma delas foi consenso, a de que o Brasil precisa e muito melhorar seu sistema de saúde, atrelando à uma valorização dos profissionais principalmente aqueles que atuam diretamente na assistência ao paciente.

A próxima sessão do Ciência em Cartaz está programada para esta sexta (15), na Unidade Dom Bosco, com o documentário “Tiros em Columbine”.

Compartilhe: