ESTUDE NA UNIT
MENU

Ciclo circadiano: o que é?

O organismo é regulado 24h por dia

às 12h52
Compartilhe:

O corpo humano, durante as 24h de cada dia, exerce diversas funções, atividades e processos biológicos. Cada organismo possui um ritmo, que é regulado através de um mecanismo chamado ciclo circadiano, ou ritmo circadiano. Ele é controlado pelo hipotálamo e é responsável por comandar sensações como fome, sono e acordar. E, ainda, é por meio dele que o cérebro consegue receber estímulos e enviar respostas para o resto do corpo e produzir hormônios como cortisol (durante o dia) e melatonina (durante a noite).

Cada pessoa possui o seu próprio ciclo circadiano e relógio biológico, por isso, é comum que existam pessoas que sentem muita disposição no período da manhã, enquanto outras são mais ativas no período noturno. É importante manter o ciclo alinhado com a sua rotina, afinal, ele é controlado, principalmente pelas mudanças de luminosidade ao longo do dia, para que o corpo consiga produzir a quantidade necessária de hormônios e se mantenha em perfeito funcionamento.

Em casos como viagens para locais com um fuso-horário diferente, eventos, trabalho ou outras mudanças de rotina, o ciclo circadiano é afetado e pode ser alterado, consequentemente, impactando a qualidade do sono e execução das atividades diárias. Além disso, a produção dos hormônios pode ser afetada, assim como a alteração da alimentação e a sensação de cansaço e sonolência presentes.

Compartilhe: