*Do portal Universia
Após a entrevista de emprego, o candidato é informado sobre um prazo para retorno do processo, que costuma demorar, aproximadamente, uma semana. Durante esse período, é comum que o profissional crie expectativas em torno da resposta e fique ansioso para recebê-la o quanto antes.
O principal problema da ansiedade, no entanto, é a pressa. Muitos candidatos acabam entrando em contato cobrando o retorno antes mesmo do prazo estipulado. Dependendo da forma como o profissional se porta na ligação ou e-mail pode demonstrar interesse na vaga, mas, em outros casos, falta de preparo.
Fato é que: como o processo de contratação é burocrático, é preciso ter paciência. Confira como entrar em contato com a empresa após a entrevista de emprego:
CERTO
1 – Entrar em contato se restou alguma dúvida
Por mais que seja indicado ao candidato perguntar o que não sabe ou não entendeu durante a entrevista, é comum que alguma dúvida acerca do processo tenha surgido após a conversa. Nesse caso, o profissional pode entrar em contato com o recrutador responsável e explicar a situação. Nos processos conduzidos pela Universia Brasil, não queremos que o candidato fique confuso em relação a algo dito na entrevista ou ao longo do processo seletivo. É comum esquecermos alguns pontos.
2 – Ligar após o prazo estipulado pelo entrevistador
Após o término da conversa, o entrevistador indicou que daria o retorno em sete dias, mas, passaram-se dez, e ainda não entrou em contato com o profissional. Quando isso acontece, o candidato tem total direito de ligar para entender se algo aconteceu com o processo.
O profissional pode estar participando de outros processos, mas dependendo da resposta de um deles para decidir o que fará com sua carreira. É nosso dever responder aos questionamentos e dúvidas após o período pré-determinado.
ERRADO
1 – Telefonar no mesmo dia da entrevista
Se o entrevistador estipulou um prazo para resposta, significa que existem processos a seguir antes e após definir o profissional que ocupará a vaga.
Existem candidatos que entram em contato horas após realizarem a entrevista, mesmo tendo sido informados sobre o prazo. Isso interpretamos de forma ruim, como falta de atenção. Sentir-se ansioso é comum nesse período, mas é preciso ter bom senso para não se prejudicar.
2 – Ligar mais de uma vez em um curto período de tempo
Outra situação comum, é ligar diversas vezes e para diferentes pessoas envolvidas no processo seletivo em um curto período de tempo. Existem candidatos que entram em contato com cada membro da equipe, para ver se conseguem obter a resposta.
O candidato que age dessa forma demonstra despreparo para lidar com situações profissionais. E, além de prejudicar-se no processo seletivo que está participando, pode queimar-se para oportunidades futuras. É preciso mostrar maturidade.
3 – Pedir para que outras pessoas entrem em contato
Sem estarem satisfeitos com o retorno, há candidatos que pedem para parentes entrarem em contato. Talvez pensam que a resposta pode vir diferente.
O profissional, para conquistar a posição desejada, precisa mostrar proatividade e independência ao longo do processo seletivo – e esse tipo de atitude, definitivamente, não é bem interpretada por recrutadores.