Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — vai promover a Semana de Orientação de Carreiras. A iniciativa vai atender alunos novatos e candidatos interessados nos cursos da instituição para direcionamentos profissionais. Os serviços serão oferecidos por agendamento, das 10 às 18h, com o objetivo de auxiliar os futuros profissionais na construção do seu percurso acadêmico. As inscrições podem ser feitas através do site: https://forms.gle/5ijzNLsjMr1ZZN6h9.
Objetivo
Segundo Karina Paz, Supervisora de Carreira da Unit-PE, a Semana de Orientação vai ser uma grande oportunidade para os participantes. “O objetivo da iniciativa é justamente proporcionar suporte para as pessoas, nesse momento de orientação e direcionamento, no processo de escolha de carreira. Vai ser aberto ao público, tanto para os alunos que já participam dos processos de escolha de carreira, quanto para os alunos novatos, que ainda não conhecem. A gente aproveitou esse momento, que é a semana de acolhimento dos novatos, para que eles também conheçam um pouquinho mais de perto o processo de orientação que o setor oferta”, explica.
Serviços
Karina também diz que essas orientações já são oferecidas para os estudantes da Unit-PE, mas essa Semana de Orientação vai servir como um mutirão. Nessa oportunidade, serão oferecidos serviços de direcionamento para currículos e de escolha da profissão. “A gente vai pontuar aquilo que precisa ter no currículo e, para as pessoas que não têm currículo, a gente vai fazer esse filtro, para que ela consiga sair da orientação com o currículo já praticamente pronto. A gente quer não somente que a pessoa saia com currículo pronto ou encaminhado, mas que ela mesma saiba o que precisa ter no currículo”, detalha.
“Às vezes, os jovens ficam muito na dúvida sobre que área vão seguir. Então ajudamos nesse direcionamento, a partir do processo de orientação. Trazemos ele para se autoanalisar, analisar os seus processos de escolha, os seus gostos, o que gosta de fazer, o que não gosta e as áreas que mais se identifica, a partir do perfil dele”, complementa. Além desses dois serviços, Karina ressalta que os participantes poderão tirar outras dúvidas relacionadas ao processo de seleção de carreiras profissionais.
Atendimentos
Os atendimentos podem acontecer de maneira individual ou em grupos, a depender da quantidade de pessoas em cada horário. Os atendimentos individuais vão durar cerca de 40 minutos, enquanto os coletivos serão em uma hora. Em qualquer uma das duas formas, Karina garante que haverá benefícios para todos os participantes. “O processo de orientação e de escolha é uma análise importante a ser feita, e o currículo é uma porta de entrada para o candidato ser escolhido. Então, é uma orientação realmente voltada para a escolha de carreira, para quem ainda não definiu, e um esclarecimento para quem tem dúvidas chegar a uma decisão de forma mais rápida”, considera.