ESTUDE NA UNIT
MENU

Casos de câncer em jovens cresce em todos os continentes

Informação e prevenção são os maiores aliados

às 13h23
Compartilhe:

O câncer pode ser caracterizado como um crescimento desordenado de células, que acabam destruindo e invadindo tecidos, células e órgãos do corpo. Receber o diagnóstico da doença não é nada fácil, independente da idade. Entretanto, quando os casos são em pessoas mais jovens, acabam tendo um maior impacto. 

Entre 2012 e 2020 foi constatado, de acordo com dados da Globocan, que os diagnósticos de câncer de vários tipos estão aumentando em pacientes que possuem entre 20 e 49 anos, em todos os continentes. Alguns tipos comuns nessa faixa etária são os linfomas (sistema linfático), tumores cerebrais, cânceres na tireoide, mama, testículos e ovários, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).

Prevenção

Apesar dos fatores genéticos interferirem na incidência de cânceres, é possível preveni-los e, até mesmo, descobrí-los de maneira precoce – o que aumenta as chances de cura – através de medidas simples no dia a dia. 

Práticas como não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, são formas de prevenir o câncer de forma significativa. Além disso, praticar atividades físicas e se alimentar de maneira saudável são fundamentais para a perda de peso e o combate ao sedentarismo, também sendo importantes na prevenção.

Outra forma de prevenir alguns tipos de câncer é através da vacinação, por exemplo o câncer de colo de útero (HPV). Também é importante se atentar ao uso do protetor solar diariamente, afinal, ele auxilia na prevenção aos cânceres de pele. Por fim, é indicado que check-ups e exames de rotina estejam sempre em dia.

Compartilhe: