No dia 15 de maio, foi realizada a cerimônia de Colação de Grau dos alunos de cinco cursos do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), que fica localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. Formandos de Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Radiologia e Serviço Social tiveram a oportunidade de compartilhar essa experiência única com seus colegas e familiares. O evento reuniu concluintes de 2023.1 e 2023.2.
A solenidade teve início com uma fala do prof° Diogo Galvão, reitor da Unit-PE. Em seguida, houve a entrada de cada um dos formandos acompanhados de um familiar. A mesa da Colação foi composta pelo reitor, por representantes de cada um dos cursos dos concluintes, por Daniele Gomes e Ivanacha Carneiro, coordenadoras de suporte acadêmico, pela professora paraninfa Amanda Bernardino e por André Brendel, coordenador da pós-graduação, que também discursou sobre a importância das especializações.
Um aluno de cada curso foi responsável pelo juramento, além da oradora de turma, Laiza Castro dos Santos, representando todos os concluintes presentes. Em sua fala, Laiza, que se formou em Estética e Cosmética, falou dos sentimentos, da saudade, de tudo que conquistou e da amizade que fez com a turma. “Quando soube que seria oradora, fiquei surpresa, nervosa e empolgada, pois iria representar todas as turmas formandas e sei o quanto é importante esse momento. Fiquei empolgada para escrever tudo com muito carinho, então passei a semana pensando em como poderia escrever, como poderia falar no geral para todos”, conta Laiza.
Representantes de cada curso também foram chamados para receber a outorga do grau, em nome dos colegas, concedida por Diogo Galvão. Depois desse momento, os concluintes colocaram o capelo, como símbolo do recebimento do grau. A paraninfa da turma, Amanda Bernardino, discursou em seguida. “Nós temos inúmeros professores com competências, até superiores que a minha, e eu me sinto muito privilegiada de representar o corpo docente nesse momento de tanta alegria”, revela Amanda.
A entrega dos diplomas e cartas de colação foi simbolizada pelos canudos, que foram dados a cada um dos formandos. Esses documentos são concedidos aos concluintes apenas de maneira simbólica, no momento da colação de grau, pois são entregues em uma outra oportunidade.
Por fim, houve a clássica e emocionante chuva de capelos, em que os recém-formados jogam seus chapéus de formatura para o alto. “A colação de grau é uma celebração, para nós da Unit-PE, muito importante. Marca o fim de uma trajetória e, ao mesmo tempo, o início de uma vida profissional. Reforçamos que nossos alunos serão sempre Unit e que nossas portas estarão sempre abertas para todos, inclusive contribuindo para uma formação continuada de excelência”, afirma o reitor Diogo Galvão.