ESTUDE NA UNIT
MENU

Capela Dourada carrega séculos de História e arte

O templo de arquitetura barroca atrai turistas

às 14h55
Foto: Sol Pulquério/PCR, do site da Prefeitura do Recife
Foto: Sol Pulquério/PCR, do site da Prefeitura do Recife
Compartilhe:

Considerada uma das mais importantes obras de Arquitetura barroca do Brasil, a Capela Dourada atrai diversos turistas devido a sua beleza e imponência. O templo, chamado oficialmente de Capela dos Noviços da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, foi construído entre o final do século XVII e o início do XVIII, época em que o estilo Barroco estava em alta, tanto na Europa quanto no Brasil. Por influência desse movimento artístico, a Capela Dourada apresenta grande extravagância e muitos detalhes, além da junção de pintura e escultura.

A capela recebe esse nome porque, em seu interior, cada detalhe é revestido com talhas de cedro portuguesas cobertas por finas camadas de ouro de 22 quilates. O período em que a igreja foi construída foi marcado pelo ápice do poder econômico de senhores de engenho, representantes da nobreza e ricas irmandades, três dos elementos mais tradicionais da Região Nordeste. Desde 1938, ela é tombada como Monumento Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Uma grande variedade de artistas, muitos deles pernambucanos, trabalharam para contribuir no desenvolvimento do grande acervo artístico da igreja. Dentre eles, estão João Vital Correia, Manuel de Jesus Pinto, José Ribeiro de Vasconcelos e Luís Machado. Esses artistas foram responsáveis por diversos detalhes, como frontais de madeira, pinturas, douração do templo, edificação de arcos e dos móveis da sacristia. Antônio Martins Santiago, artista português, ficou encarregado da confecção da talha da capela-mor, que conta com dois nichos para as imagens de São Cosme e São Damião, além de outros elementos.

Todas as imagens presentes no templo foram trazidas de Portugal, com exceção de uma de Nossa Senhora Padroeira dos Noviços, esculpida em madeira de cedro pelo escultor pernambucano Manuel da Silva Amorim. As paredes do templo, assim como o teto, contam com diversos painéis pintados a óleo, que ilustram diversas cenas e santos. Nos altares laterais, encontra-se um painel que retrata os Mártires do Marrocos, São Cosme e Santa Isabel e a imagem do Cristo Atado, com incrustações em rubi.

Serviço

A Capela Dourada faz parte do Conjunto Franciscano do Recife, juntamente com o Convento, a Igreja de Santo Antônio e o Museu Franciscano de Arte Sacra, do qual ela faz parte, por isso, é cobrada a taxa de R$ 3,00 para visitantes.

Endereço: Rua do Imperador, s/n, Bairro de Santo Antônio, Recife-PE

Horários: Segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 16h. Sábados, das 08h às 11h30

Fone: (81) 3224-0530

Compartilhe: