ESTUDE NA UNIT
MENU

Avós conectados

Todo 26 de julho é comemorado o dia dos avós, uma geração vivida e mais antenada à modernidade. E quem ganha são os netos, com histórias de experiência e cuidados. Relação de afeto também pode beneficiar os mais idosos, garantindo longevidade e saúde

às 20h49
Compartilhe:

A imagem da avó só sentada na cadeira fazendo um crochê ou fazendo um bolo mudou totalmente. Cada vez mais, os avós se tornam tecnológicos e modernos, reinventando o papel deles na sociedade. E várias pesquisas já mostraram isso: um levantamento da comparadora de seguros oMelhorTrato.com mostra que, no Rio de Janeiro, 26% dos adultos maiores de 65 anos usam redes sociais, como WhatsApp e Facebook. 

O estudo ainda mostra que, nos últimos cinco anos, houve um aumento do público de 60 anos na internet – que já são mais de 30 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A geração madura é a geração do futuro, mostrando a capacidade de acompanhar a globalização e a tecnologia. 

Não há dúvida que os avós do futuro serão cada vez mais jovens, diferentes e atualizados. O século 21 é o século do posicionamento, da quebra de tabus, da conexão em multitelas e novos estilos. Claro que a tradição sempre vai existir, mas só a existência da mudança e da inovação já é um ponto de conquista para a nova geração de avós, que vem por aí.

A relação entre avós e netos

Mas nem tudo é virtual. O convívio entre avó e neto é essencial para ambos e gera inúmeros benefícios. Um estudo científico da Alemanha comprova: a pesquisa realizada com 500 pessoas entre 70 e 103 anos aponta que ser avó e ajudar nos cuidados da família traz longevidade. No estudo, foi observado que avós que se envolvem com os netos têm mais saúde e animação, podendo reduzir em até 37% o risco de mortalidade. 

A hipótese é que a aproximação, a conversa e o divertimento com a família auxilia o bem-estar e faz os mais velhos se sentirem mais jovens. E despertar nos de menos idade a afetividade e o respeito pelas gerações mais vividas.

Compartilhe: