ESTUDE NA UNIT
MENU

Aulas online: saiba a importância das plataformas para armazenamento de dados na nuvem

É necessário dar atenção à infraestrutura tecnológica, melhorando a conexão com a internet e também as ferramentas para armazenamento

às 15h15
Fonte: Nappy
Fonte: Nappy
Compartilhe:

Com a pandemia da Covid-19, nossa casa passou a ser também sala de aula e local de trabalho. Com isso, nossa rotina antes presencial foi transformada para online e a distância. Assim, as aulas de graduação, pós e especialização passaram a ser realizadas pelo computador, remotamente. Neste sentido, foi preciso uma atenção ainda maior à infraestrutura tecnológica que dispomos, melhorando a conexão com a internet e também ferramentas para o armazenamento de dados.

E, se você ainda não se atentou para esse último item, ou seja, das ferramentas e plataformas para guardar o conteúdo que recebe dos professores, bem como os que você produz em suas pesquisas e trabalhos, é bom parar e analisar as opções disponíveis no mercado tecnológico. Aderir ao armazenamento na ‘nuvem’, é uma alternativa para evitar riscos e não perder nada, caso uma pane ocorra no computador, por exemplo.

Para auxiliar nesta tarefa, separamos algumas opções que estão entre as mais utilizadas para armazenamento, compartilhamento de conteúdo e organização da agenda de estudos em nuvem. Confira:

Google G-Suite

A plataforma desenvolvida pelo Google oferece uma série de serviços como email profissional, armazenagem e compartilhamento de conteúdo online e offline no Google Drive.

Google Drive

Com essa ferramenta é possível armazenar e compartilhar conteúdo com outros usuários em um ambiente seguro.

Servidor de Arquivo

Por meio desta ferramenta chamada ‘file server’, é possível armazenar dados em nuvem com segurança e ter os arquivos sempre disponíveis e com fácil acesso de qualquer plataforma.

Google Agenda

Essa ferramenta auxilia na organização da agenda de estudos. Na plataforma é possível fazer marcações, elencar horários de compromissos e o tempo de duração de cada agendamento.

Trello

Uma plataforma versátil quando o assunto é a organização de projetos que precisam ser compartilhados com colegas de sala, por exemplo. É possível colocar a data em que o trabalho deve entregue, o responsável, inserir comentários e anexos. 

Ascom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: