Uma atividade extensionista que visa elucidar os riscos do câncer de pele, voltada aos frequentadores da mais frequentada praia do Recife. Assim foi a ação “Câncer de pele: prevenção é a solução”, promovida por estudantes da UNIT.
A iniciativa realizada no último sábado (17) faz parte da disciplina de Práticas Investigativas, Integradoras e Extensionistas, e contou com a presença de cerca de 80 alunos das graduações em Estética e Cosmética e Radiologia, que percorreram o calçadão da orla de Boa Viagem.
O mutirão coordenado pelas professoras Andrezza Pimentel (Estética) e Paula Frassinetti (Radiologia), teve o intuito de abordar os banhistas e alertar sobre os cuidados e a prevenção contra o câncer de pele, através de panfletos informativos.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, existem dois tipos de tumores malígnos que atingem a pele, o melanoma (o mais agressivo devido a grande possibilidade de metástase) e o não-melanoma (o mais frequente).
CASOS – Um levantamento realizado pelo INCA em 2013, mostrou que 1559 pessoas morreram vítimas de câncer de pele melanoma em todo o Brasil. No mesmo período, o do tipo não-melanoma vitimou 1802 pessoas entre homens e mulheres.