ESTUDE NA UNIT
MENU

As principais modalidades de intercâmbio

Estudantes e trabalhadores podem se beneficiar de vários tipos de experiências no exterior

às 15h58
Compartilhe:

Realizar intercâmbio é o desejo de muitas pessoas, tanto pela experiência de conhecer um novo país e sua cultura e aprender um outro idioma, quanto pelos benefícios para o currículo. Quem estuda fora do país consegue se sobressair no mercado de trabalho, devido aos aprendizados conquistados no exterior. Mas não existe apenas um tipo de intercâmbio: há várias modalidades de experiências no exterior que podem ser vivenciadas para somar pontos no currículo.

Intercâmbios estudantis

O primeiro tipo de intercâmbio, e também o mais comum, é o “High School”. Nessa modalidade, o jovem, que deve ter entre 14 e 18 anos, pode passar um período, que geralmente varia de seis meses a um ano, estudante em uma escola de ensino médio em outro país. Nesses casos, o adolescente é acolhido por uma família (chamada de “host family”, “família anfitriã” em inglês), e tem a oportunidade de ter contato com a língua no seu dia a dia.

A modalidade de estudo não é aplicada apenas para estudantes do ensino médio. Alunos universitários também podem desfrutar da experiência. É comum que as instituições de ensino superior ofereçam programas de intercâmbio, que permitem ao jovem estudar um período do curso em uma universidade estrangeira. No Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão —, os alunos podem aproveitar o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) para ter essa oportunidade.

Os estudantes também podem optar apenas por estudar o idioma no país de destino. Nesse caso, o intercambista não vai para uma escola de ensino médio, nem para uma universidade. Essa modalidade de intercâmbio envia o aluno para um curso do idioma escolhido no país de destino. Lá, o estudante terá aulas com professores nativos e colegas de várias partes do mundo. Como esse tipo de intercâmbio não é exclusivo para jovens, também existe a possibilidade de unir o estudo com um trabalho no país de destino. Alguns países, no entanto, têm regras específicas para essa modalidade, então é preciso conhecer bem antes de viajar.

Intercâmbios de trabalho

Uma modalidade de intercâmbio mais voltada para adultos é a “Au Pair”. Nesse caso, o intercambista vai morar na casa de uma família, com o objetivo de cuidar das crianças da casa. O intercâmbio Au Pair exige, no entanto, que se tenha um nível intermediário ou mesmo avançado do idioma local. Ou seja, essa modalidade é mais voltada para quem já fala a língua, mas precisa ou tem desejo de aprimorar as habilidades. O intercambista também recebe benefícios como alimentação, pagamento e, em alguns casos, assistência médica.

Ainda em modalidades de trabalho, o intercambista pode viajar com o intuito de participar de algum projeto de voluntariado. Essa modalidade também exige um nível mais elevado do idioma local, mas tem o objetivo principal de promover ações de serviços a comunidades carentes em outros países. Com essa experiência, o intercambista vai melhorar suas habilidade no idioma, já que terá contato com a língua no dia a dia, mas também vai fazer o bem ao próximo e somar alguns pontos no currículo, além de poder conhecer um pouco do lugar.

Sobre o ProMAI

A cada semestre, o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do Grupo Tiradentes seleciona, por meio de editais, estudantes para cursarem parte da sua graduação no exterior. São cerca de 40 instituições de ensino superior parceiras, distribuídas por 13 países. Ao retornar, os estudantes costumam trazer bagagens cheias de memórias inesquecíveis, amizades internacionais duradouras e uma perspectiva de mundo que transcende fronteiras. É uma oportunidade de conhecer novas culturas, idiomas e ainda elevar o currículo.

Compartilhe: