ESTUDE NA UNIT
MENU

Arquitetura de restauração mantém traços do passado no presente

Especialista em recuperar antigas construções, o arquiteto de restauração não trabalha apenas com patrimônio cultural edificado

às 20h58
Compartilhe:

A beleza da imperfeição de uma ruína pode ser o diferencial de uma paisagem urbana construída. Preservar o antigo, não apenas pelo valor patrimonial e histórico, mas ressignificando a estética e utilização cultural no momento presente, faz parte das atribuições da Arquitetura de Restauração. 

Neste segmento, o profissional executa projetos e conduz obras arquitetônicas, articulando restauração e conservação, reestruturação e, muitas vezes, a reconstrução para a devolução de espaços de imenso valor histórico à comunidade. Reforma elementos originais ou os substitui mantendo a sua essência. 

Não se trata somente de restaurar uma construção antiga, tombada por órgãos de conservação do patrimônio. Ao intervir numa determinada construção histórica, o profissional atribui valor ao conjunto arquitetônico, podendo inclusive provocar seu tombamento. 

Formação e especialização

O arquiteto restaurador ou de restauro é o profissional especializado para este tipo de trabalho, que envolve pesquisa histórica do imóvel, sua localização, origem e contexto. Antes do projeto ser efetivado, é preciso entender a edificação, sendo para tanto necessário identificar os elementos característicos, técnica construtiva, estrutura, ornamentos e bens artísticos integrados.

A análise das patologias, ou seja, dos problemas que surgem por conta do tempo ou ação do homem também deve constar no projeto que vai buscar recompor o espaço e lhe dar um significado novo, mantendo a sua personalidade. O profissional tenta viabilizar o uso de uma edificação e trazer suas potencialidades estéticas para a atualidade. 

Seu trabalho reflete o passado, a memória, num diálogo com o presente sobre o patrimônio construído de uma forma geral. A temática da preservação do patrimônio cultural integra o conteúdo obrigatório na formação dos arquitetos e urbanistas. Além disso, também é uma das muitas possibilidades de aprofundamento e especialização numa pós-graduação. 

Intervenção do arquiteto

Os primeiros procedimentos de restauração no Brasil buscavam descobrir os traços originais das edificações, que por vezes ficam encobertos por reformas mal feitas. A restauração do patrimônio tombado buscou reconstituir o patrimônio original nacional. 

Contemporaneamente, a restauração é uma ação cultural do arquiteto, que, com sua sensibilidade e capacidade técnica, proporciona às cidades espaços novos, readequados e que atualizam as memórias passadas. Não se trata exclusivamente de uma atividade articulada aos órgãos de preservação.

O arquiteto restaurador não trabalha apenas com patrimônio histórico. Mesmo que um imóvel não seja tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan), ele também pode ser reformado mantendo sua essência temporal, caso apresente características próprias, que marquem determinada época. 

Além disso, o arquiteto especialista em restauro também atua executando vistorias, fazendo diagnósticos e propondo soluções para questões específicas de restauração. Pode ainda exercer cargos públicos através de concurso dentro da especialidade. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: